quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

Ouro da UA para Bispo de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA), nas comemorações do seu 31º aniversário, atribuiu ao bispo aveirense, D. António Marcelino, a primeira Medalha de Ouro da instituição. O galardão será entregue na próxima sexta-feira, dia 17, em cerimónia pública que terá lugar naquela Escola Superior.
D. António Marcelino será distinguido pela sua acção em favor da UA e da região, ao longo dos anos em que tem desempenhado a sua missão pastoral, paralelamente com uma invulgar intervenção em favor dos mais desfavorecidos. 
O Papa João Paulo II nomeou D. António para Bispo Coadjutor de Aveiro em 1980, sucedendo a D. Manuel de Almeida Trindade em 20 de Janeiro de 1988. Em sinal de reconhecimento pelos seus méritos, o Presidente da República, Jorge Sampaio, concedeu-lhe, em 2000, quando comemorou os 25 anos da sua ordenação episcopal, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
Um ano depois, Alberto Souto atribuiu-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. Quem conhece, como eu conheço, o Bispo aveirense, não pode deixar de se congratular com esta distinção da UA. De facto, D. António Marcelino tem sido um exemplo completo de homem de fé e de Bispo que todo se dá à causa da difusão da Boa Nova, alicerce do Reino de Deus que tem de começar entre nós e connosco. 
Atento aos valores perenes que a Igreja propõe para os tempos de hoje e de sempre, o Bispo de Aveiro é um incansável defensor dos interesses dos mais desprotegidos e lutador determinado em prol da justiça, da verdade, da liberdade e de um mundo mais fraterno.

Sem comentários:

Enviar um comentário