terça-feira, 29 de março de 2005

LEIS ANTITABACO

Quando há um ano a Irlanda decretou a proibição de fumar nos locais públicos, não faltaram opiniões a contestar a decisão, talvez por influência dos lóbis ligados à indústria do tabaco. Um ano depois, 98 por cento dos irlandeses, afinal a esmagadora maioria, está de acordo com a proibição. Hoje, estou convencido de que, se a proibição fosse aplicada em Portugal, também os portugueses estariam satisfeitos, porque teríamos um ar mais respirável nos locais públicos. Penso que muitos dos frequentadores do meu blogue já passaram pela experiência de estar num restaurante, onde foram para saborear uma refeição diferente num ambiente de calma e de ar puro, com gente que resolve fumar a meio e no fim do repasto. A mim já me aconteceu várias vezes e só não saí por não ter outra sala de ar mais limpo e por estar com o prato pedido à minha frente. Eu sei que será aborrecido para o fumador não poder alimentar o seu vício, mas também sei que não podemos ser obrigados a fumar, quando sabemos que isso nos faz mal. Urge, pois, que os não fumadores comecem a exigir o direito de poderem estar nos locais públicos e nos empregos sem o fumo a incomodá-los. Mas urge, também, que os fumadores respeitem quem não quer e não pode fumar. F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário