sábado, 23 de abril de 2005

Um artigo de Licínio Lima no DN

:: Divorciados vão poder comungar nas missas
Joseph Ratzinger, antes de ser eleito Papa, estava a preparar documentos teológicos que, postos em prática, significam uma autêntica revolução na Igreja Católica. Um deles tem a ver com o levantamento da proibição dos católicos divorciados comungarem (receberem a hóstia) nas missas. Este poderá ser um dos primeiros dossiers que Bento XVI colocará sobre a secretária logo após a sua entronização, no domingo, para a qual já chegou uma enchente de peregrinos, especialmente alemães.
A admissão à Eucaristia dos católicos divorciados e recasados civilmente é há muito debatida no seio da Igreja. Existem milhares de grupos que se reúnem para meditar sobre a mensagem do Evangelho. Mas que não podem participar plenamente no sacramento da Eucaristia de acordo com as normas do Direito Canónico.
Surpreendentemente, na edição de ontem do jornal La Repubblica, anuncia-se que Joseph Ratzinger, ainda no exercício de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estava a preparar um documento teológico visando alterar aquela norma, de forma a que os católicos recasados civilmente possam participar plenamente na missa. A única condição imposta é que seja provado que não foram a causa principal da separação.
Ainda de acordo com aquele jornal, estão na Congregação para a Doutrina da Fé dois outros documentos em forja, também revolucionários. Um deles visa repensar a figura do Papa como sinal de unidade de todos os cristãos, permitindo aprofundar o diálogo ecuménico. Esta reflexão, recorde-se, foi pedida por João Paulo II em 1995, na encíclica Ut Unum Sint. E não será por acaso que Bento XVI começa o seu pontificado estabelecendo como prioridade a aproximação às diferentes igrejas cristãs. O outro documento prevê a alteração da idade da jubilação dos bispos, passando de 75 para 80 anos.
Surpresa. Bento XVI está a surpreender de muitas formas. Ontem reuniu-se com todos os cardeais do mundo, incluindo os que não participaram no Conclave. Depois de uma saudação de Angelo Sodano, em nome do Colégio Cardinalício, o Papa agradeceu-lhes a colaboração, apelou à unidade e, no fim, recebeu de todos uma saudação pessoal. D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, ajoelhou-se, beijou-lhe as mãos e dirigiu-lhe umas palavras durante 20 segundos.
A postura de Bento XVI foi sempre muito informal. Levantou-se para abraçar Sodano quando este acabou o discurso, notando-se que o fez com sentida alegria. Ergueu-se sempre da cadeira quando foi saudado por um cardeal fisicamente mais debilitado, e sorriu com os olhos. O cardeal Lemann, compatriota alemão, tido como pouco ortodoxo, não lhe beijou as mãos. Mas a pequena conversa entre ambos foi envolta em expressões afáveis e sorridentes.
Bento XVI já saiu à rua duas vezes, a pé, aproximou-se das pessoas, deixou-se cumprimentar, transmitiu emoção. "Estou emocionadíssimo", tem repetido constantemente. Distam cerca de 30 metros entre a porta de Santana, uma das saídas do Vaticano, e o seu apartamento, em Borgo Pio, onde tem ido buscar alguns livros. Na quarta e na quinta-feira, ouviram--se aclamações Be-ne-di-to, Be-ne-di-to". "Em Roma, não é só apreciado, como também estimado", garantiu-nos D. José Policarpo.
O ambiente em Roma está agitado com a preparação da Praça de S. Pedro para o dia da entronização do Papa, que ocorre no domingo. A montagem de ecrãs gigantes multiplica-se, quer na praça, já cercada por detectores de metais, quer ao longo da Via da Conciliação. E, sobretudo, ouve-se o falar germânico - são os compatriotas do Papa que estão a chegar aos milhares para o saudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário