segunda-feira, 23 de maio de 2005

SANTÍSSIMA TRINDADE: Texto de Alexandre Cruz

Posted by Hello
Purificar a ideia de Deus
1. Inscrita no mais profundo do ser humano a 'procura da verdade', esta só é inteiramente saciada na busca de Deus... Sejam quais forem os caminhos do conhecimento, ciência e técnica, só a projecção 'para além de si mesmo', o desejo da transcendência, a esperança (e a procura da sua raiz) e o sentido de viver é que dará uma verdadeira e autêntica identidade que completa e diviniza a pessoalidade. Procurar Deus é também purificar o Homem!
2. A Igreja celebrou no domingo, desde (sensivelmente) o ano 1350, a FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Estamos, assim, ainda que a razão humana não conheça a totalidade do mistério, no centro nevrálgico da identidade de Deus e na aventura humana que O procura. Deus - absoluta verdade, convivência, fraternidade - não é solitário, Deus é família! "O Senhor é cheio de misericórdia!"
3. À pergunta: "porque nasce inscrito no ser humano o desígnio da unidade, o laço do amor, a sede de paz?" Já desde os tempos antigos que se estudava e imaginava como seria a família de Deus... O Pai Criador em comunhão íntima (indivisível) com o Filho Jesus, e uma força comunicacional de tal maneira intensa que, qual taça cheia do champanhe mais puro, está permanentemente a transbordar para nós, que bebemos dessa FONTE INESGOTÁVEL DO AMOR QUE DEUS É. E para que não falte nenhum elo na unidade (por essência), então o Espírito Santo é essa ponte permanente entre o Pai e o Filho, que gera nos dias da nossa vida, na nossa consciência, o espírito do bem...
4. Falarmos da SANTÍSSIMA TRINDADE... é ficarmos calados! E no silêncio meditativo apreciarmos, acolhermos Deus...pela criatividade admirável (do Pai) da natureza, até ao topo da comunicação do Seu amor à Pessoa humana (no Filho), e ao segredar do sopro da esperança interminável (do Espírito Santo). Dissemos 'tudo' e não dissemos ‘nada’..."Deus ama tanto o mundo!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário