sábado, 25 de junho de 2005

Eugénio de Andrade

MOMENTOS INESQUECÍVEIS 

Mil Folhas, um suplemento do “PÚBLICO” aos sábados, vem hoje dedicado ao poeta Eugénio de Andrade, recentemente falecido. Quem gosta de poesia, não pode deixar de ler esta oferta do “PÚBLICO”, que mais não é do que uma homenagem e um documento para guardar, depois de bem meditado. 
Na apresentação, sublinha-se que “não passa em revista a vida e a obra do poeta”, como costumam fazer os suplementos literários, mas é tão-só “um lugar onde alguns amigos de Eugénio vieram despedir-se dele. E fizeram-no falando-nos do Eugénio vivo, já que não há outro do qual se possa falar”. 
Textos e imagens de muitos amigos do poeta mostram-nos quanto Eugénio de Andrade era apreciado e que lugar ocupava e continua a ocupar no panorama cultural do nosso País, onde a poesia é a expressão máxima da sensibilidade do nosso povo.
Agustina, António Ramos Rosa, Eduardo Lourenço, Eduardo Prado Coelho, Frederico Lourenço, Gastão Cruz, Graça Morais, Herberto Helder, Isabel Pires de Lima, José Pacheco Pereira, José Tolentino Mendonça, Mário Cláudio e Vasco Graça Moura, entre outros, oferecem-nos momentos inesquecíveis.

Fernando Martins





Um poema de Eugénio de Andrade
 
 Os amigos

Os amigos amei 
despido de ternura fatigada; 
uns iam, outros vinham, 
a nenhum perguntava
porque partia, 
porque ficava; 
era pouco o que tinha, 
pouco o que dava, 
mas também só pedia
a liberdade; 
por mais amarga

Nota: Poema publicado no MIL FOLHAS

Sem comentários:

Enviar um comentário