quarta-feira, 22 de junho de 2005

Um artigo de António Rego

A esperança como choque
Há conjunturas que, por si mesmas, sem dramatizações políticas ou ideológicas, podem conduzir a uma espécie de depressão colectiva. A dupla insegurança - social e económica - exibida com maior ou menor razão nos últimos tempos, associada a um desaire europeu cujos efeitos reais ainda se desconhecem, parece ter colocado o país numa cadeia de descontentamentos acumulados que começam a traduzir-se em manifestações e greves. Mudaram os posicionamentos de analistas perante um Governo que se movimentava, até há pouco, imune a críticas. Dum momento para o outro, parece estar contra todos, colocando o país inteiro contra si próprio.
A tudo isto se soma uma espécie de desgosto ou desencanto popular, perante tantos desaires políticos, recentes, que permitiram uma aberta de uma esperança irremissível e sem margem de erro. Que agora parece em choque.
A pergunta que se coloca é esta: trata-se dum estado de alma momentâneo, dum solavanco abrupto no barco que se endireita na próxima onda, ou de uma vaga de fundo que começa a aceitar, sem indulgência, a ideia dum país ingovernável quando um Governo decide afrontar situações de instalados que tudo discutem excepto a hipótese de serem tocados nos seus privilégios?
Emerge uma dúvida inquietante: se o que salva o país é uma tenaz esperança ou, pelo contrário, uma descrença declarada sobre o rumo que o Governo vem a tomar. Por outras palavras: estamos perante uma encenação monumental de crises para justificar o choque de agravamento de impostos e penosas medidas sociais, ou com uma terapêutica de choque face à doença económica dum país tecnicamente falido que já não sabe a quem mendigar?
A Europa é o nosso continente e Portugal o nosso país. Se não amarmos o que somos, não nos amamos a nós mesmos. E possivelmente é essa aprendizagem que importa assumir, reconhecendo o preço que isso acarreta para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário