segunda-feira, 25 de julho de 2005

Aveiro: Universidade lidera investigação

Posted by Picasa Aveiro: Um aspecto da UA
O “PÚBLICO” divulga hoje o ranking das Universidades, a partir de um estudo do ex-reitor da Universidade Nova Luís Sousa Lobo. E por ele se fica a saber o que não será novidade para muita gente: A Universidade de Aveiro (UA) lidera o ranking ao nível da produção científica internacional, mostrando grandes desníveis entre instituições. A UA, sublinha o estudo, está claramente à frente no número de artigos científicos publicados por cada docente de carreira (cerca de 1,5 por ano), seguindo-se as Universidades do Algarve, do Porto e Técnica de Lisboa (com cerca de 0,8 artigos por docente por ano em revistas internacionais). O autor do estudo adiantou ao “PÚBLICO” que o ranking agora divulgado permitirá, a prazo, “comparar departamentos homólogos e conhecer o seu trabalho com mais precisão”. Claro que não hão-de faltar protestos de outras Universidades, mas a verdade é que os artigos científicos divulgados internacionalmente não enganam ninguém: foram publicados 612 trabalhos por 399 docentes. Os nossos parabéns. F.M.

3 comentários:

  1. Não tenho dúvida de que a U.A, é uma excelente universidade, no entanto o estatuto de número 1 é francamente baseado numa falácia (exposta aliás em artigo no Publico de ontem). Primeiro, como nos diz a sabedoria popular quantidade (neste caso de artigos) não é sinónimo de qualidade. Depois em 3000 revistas existem muitas más, outras mediocres e algumas excelentes. Resta ainda o facto de que nem só de ciências exactas se faz uma Universidade.

    Repito, para que fique claro, que a U.A. está de parabéns pela sua investigação e inovação (alguma dela até em áreas surpreendentes como o jazz), mas há que ser verdadeiro e afirmar que a avaliação das Universidades é necessária e desejada, mas é complexa e apenas possivel entre cursos com o mesmo curriculum.

    ResponderEliminar
  2. Talvez o meu amigo tenha razão. De qualquer modo, sempre foi bom ficar em primeiro lugar neste item. E também é verdade que a UA já atingiu um nível que honra o País.
    Já agora, vamos esperar pelas reacções das outras Universidades e por outros rankings.
    Obrigado pelo contacto. O seu blogue já está em destaque no meu.
    Cumprimentos

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão que a U.A. honra o país e devo tb concordar consigo no que diz respeito à reacção das outras Universidades. Não basta criticar o ranking há que competir de forma saudável investindo na inovação e investigação.

    Muito obrigado por ter colocado um link para o meu blog. Receio é que saltar dos seus posts repletos de variedade e riqueza, para os meus pobres escritos venha a ser uma experiência demasiado traumática para os seus mts leitores:)

    ResponderEliminar