terça-feira, 26 de julho de 2005

Uma opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, no DN

Posted by Picasa Marcelo Rebelo de Sousa (Foto do DN) "Que raio de ideia"
As presidenciais estiveram esta semana no centro das atenções com a definição de novas potenciais candidaturas. Hoje regressei e muita gente me fez chegar logo "Que raio de ideia"... Mas no fundo bastava ter alguma informação e conhecer a natureza humana - eu ando nisto, a fazer comentários, há 33 anos - e, que diabo, hei-de conhecer minimamente a natureza dos examinados e comentados. As presidenciais são objectivamente importantes. As pessoas começam a dizer que as autárquicas é que são, mas no nosso sistema de governo as presidenciais foram sempre importantes e, numa situação de crise, obviamente são mais. O papel do presidente não é o de um rei parlamentar ou do presidente italiano. O que é que se passou? O PCP já tinha dado a entender que tinha o seu candidato. Eu tenho para mim - mas não tenho informação nenhuma - que é Carlos Carvalhas o nome pensado; o Bloco de Esquerda insiste em ter um candidato. Em qualquer caso, o PS percebeu que devia unificar a esquerda e portanto mexeram-se os três candidatos a candidatos esta semana. Pelo que eu vi, lendo retrospectivamente, Manuel Alegre disse-se disponível, ainda teve uns apoiozinhos de sampaístas - de Alberto Martins e de Vera Jardim -, mas foi mais forte a vontade de Mário Soares. Diogo Freitas do Amaral mexeu-se, a meu ver numa entrevista infelicíssima, eu sei que ele caiu em Bruxelas e que está com uma vértebra fracturada, não sei se foi antes se foi depois da entrevista.
(Para ler o texto na íntegra, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário