domingo, 28 de agosto de 2005

GAFANHA DA NAZARÉ

Posted by Picasa Forte: Boca da Barra
Coisas bonitas da minha terra Jamais esquecerei o espanto e o entusiasmo com que pessoa amiga me falou, há muito tempo, de coisas bonitas que apreciou na minha terra. Falaram-lhe da Ria de Aveiro e do mar a perder de vista e a espraiar-se em areais que nunca mais acabam, e veio para ver. Foi um fim-de-semana que nunca mais esqueceu, como me segredou. Contou-me da água que o abraçava por todos os lados, do cheiro a maresia que lhe inundava as narinas, das ilhotas que o desafiavam a atravessar a laguna, da beleza dos moliceiros que então emprestavam às águas mansas um colorido único, da paisagem sem limites que viu do cimo do farol, da paciência dos pescadores desportivos que ficam, como que hipnotizados, à espera que o peixe estique a linha da pesca, das gaivotas que ilustram os ares e de tantas e tantas outras coisas que nem sempre sabemos apreciar. Ao que ia ouvindo, confirmava, por gestos e por palavras, que esta região paradisíaca bem merece ser mais conhecida, mais apreciada e mais divulgada, por cada um dos residentes. É o que procuro fazer, desde há muito, sem que alguém precise de me encomendar o sermão. No entanto, tenho de reconhecer que não estou só nesta barca bonita, que é a região abraçada pela laguna aveirense e pelo oceano. As autarquias locais, Juntas e Câmaras, não se cansam de promover estas terras, oferecendo às populações residentes e a quem as visita, com regularidade ou esporadicamente, iniciativas culturais, recreativas, desportivas e sociais. Importa, contudo, que todos as saibam aproveitar e divulgar. Fernando Martins

1 comentário: