domingo, 28 de agosto de 2005

MONA LISA: Sorriso enigmático



Sorriso de Mona Lisa é uma ilusão de ótica


Numa comunicação ao Congresso Europeu de Percepção Visual, que está a decorrer na Corunha, Galiza, a neurobióloga Margaret Livingstone explicou que o sorriso pintado por Leonardo da Vinci desaparece quando se olha directamente para ele e reaparece quando o olhar se fixa noutras partes do quadro. Na perspectiva desta investigadora da Universidade de Harvard, o artista criou a ilusão ao usar no século XVI, "intuitivamente", um truque que só agora começa a ter base científica. 
A teoria de Livingstone apoia-se no facto do olho humano ter uma visão central, muito boa para reconhecer pormenores, e outra periférica, muito menos precisa, mas mais adequada, para perceber as sombras. "Da Vinci pintou o sorriso da Mona Lisa usando sombras que vemos muito melhor com a nossa visão periférica", afirmou. 
Por isso, para ver a Gioconda sorrir é preciso olhar para os seus olhos ou para qualquer outra parte do quadro, desde que os lábios fiquem no campo da visão periférica. Depois de publicar a teoria de que a expressão se deve ao acto da visão central ter mais alta resolução do que a periférica, a investigadora estuda agora por que razão tantos génios da pintura tinham algum grau de deficiência.

Fonte: Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário