quarta-feira, 21 de setembro de 2005

DIOCESE DE AVEIRO: Abertura do novo ano pastoral

A Igreja ao serviço das pessoas e da sociedade
Como vem sendo habitual, far-se-á a abertura do novo Ano Pastoral no próximo dia 5 de Outubro, com uma assembleia no Seminário, que inicia às 9h30, prevendo-se o encerramento pelas 17h.
Estão convocados para esta assembleia os presbíteros e diáconos, os consagrados, religiosos e leigos, e os responsáveis dos secretariados, serviços, movimentos apostólicos e instituições da Igreja, bem como os representantes dos conselhos económicos e pastorais e das equipas arciprestais. Outros diocesanos, que o desejem, podem também participar.
Depois de ouvidos os órgãos diocesanos de participação, optamos por um Plano de Pastoral Trienal com referência à continuidade do Ano Eucarístico e à comemoração dos 40 anos da Constituição Conciliar “Igreja no mundo contemporâneo”.
O tema geral para o Triénio será: “A Igreja ao serviço das pessoas e da sociedade”.Neste ano de 2005/2006, o lema do Ano foi assim formulado:
“ A Igreja serva e pobre, em estado de missão e conversão, que celebra e se alimenta da Eucaristia, dá testemunho de Jesus Cristo no mundo concreto, que cada dia procura conhecer e amar.”
O segundo ano pastoral será dedicado à evangelização da comunidade familiar e o terceiro à pastoral social, como serviço aos mais pobres.
Conto com a maior participação de todos os convocados, pois um plano diocesano de pastoral não só é orientador dos planos paroquiais e das outras instâncias da vida pastoral da Diocese, mas é também um instrumento de união e comunhão na vida e na acção da Igreja Diocesana.
António Marcelino,
Bispo de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário