sexta-feira, 16 de setembro de 2005

EFEMÉRIDE AVEIRENSE: D. Manuel de Almeida Trindade

  D. Manuel de Almeida Trindade



Há 43 anos, João XXIII nomeia D. Manuel de Almeida Trindade Bispo de Aveiro Em 1962, concretamente no dia 16 de Setembro, faz hoje 43 anos, o Papa João XXIII, de saudosa memória, nomeou para Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade. 

Na bula de nomeação, o Santo Padre considerou o novo bispo aveirense como “sacerdote de verdadeira e sólida piedade e de invulgar talento e experiência”. A ordenação episcopal ocorreu em 16 de Dezembro do mesmo ano, tendo resignado em 20 de Janeiro de 1988. Sucedeu-lhe o então Bispo Coadjutor, D. António Marcelino. Com o título de Bispo Emérito de Aveiro, foi residir para o Seminário de Coimbra, onde havia sido aluno, professor e reitor. Ali continua, ainda hoje, mantendo-se, como sempre o fez, ao serviço do Povo de Deus, colaborando em tudo o que lhe é possível fazer. 
No entanto, é justo sublinhar o dom de escrever e de publicar livros, sobre temas variados, que nos levam a reviver acontecimentos e pessoas que o marcaram durante a sua permanência entre nós, e não só. Ainda recentemente, como aqui já divulgámos, publicou mais uma obra, “Fundo de Baú”, que reflecte vivências, enquanto nos mostra a sua cultura teológica, pastoral e humana, a sua capacidade de entender o mundo e de compreender e admirar os que com ele se cruzaram na vida. 
D. Manuel, apesar da sua avançada idade, não pára de trabalhar, ensinando a todos que, em todas as idades, não nos podemos nem nos devemos acomodar, alinhando com os que nada fazem. Um dia, antes da cerimónia de lançamento de mais uma obra sua, perguntei-lhe o que é fazia quando acabava um livro. “Começo logo outro” – respondeu-me prontamente. Deste meu espaço, felicito D. Manuel por tudo quanto nos deu, por tudo quanto continua a dar-nos. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário