sábado, 24 de setembro de 2005

JN assinala mil páginas de actualidade religiosa

Posted by Picasa ESPAÇO COM SENTIDO ECUMÉNICO
O “Jornal de Notícias” (JN) publica no próximo Domingo (25/09/05) a milésima página de "Religião". Um comunicado, assinado por Rui Osório, lembra que “tudo começou na Páscoa de 1986, em 10 de Março de 1986. Na altura, o JN tinha, praticamente todos os dias, páginas temáticas”. “Não admiraria se publicasse uma dedicada à ‘Religião’, como agora se chama, sucedendo a ‘Actualidade Religiosa’, como se designava ao princípio e durante anos.
O que então se propunha, ideário que ainda mantém, era ‘a dimensão social e cultural do fenómeno religioso que interessa a crentes e mesmo a não crentes’”, acrescenta a nota.
O espaço privilegia a informação, seja no tema principal, seja nas breves notícias, e tem também espaço para a opinião, assinada, quase sempre, pelo responsável pela edição, Rui Osório. Há ainda um breve espaço, "Estante", para informar sobre livros ou revistas que os autores e editores enviam expressamente, seja os de interesse teológico-pastoral, espiritual ou cultural.
“A página acompanhou a evolução gráfica do JN, quer quanto ao tamanho do jornal quer quanto ao seu grafismo. Atenta ao fenómeno religioso, nas vertentes informativa e de opinião, nunca quis ser um tratado sobre religiões, para ajudar os leitores numa eventual escolha, mas noticiar sobre aquelas que têm mais peso na sociedade portuguesa, privilegiadamente a católica, mas sempre com sentido ecuménico e obedecendo aos imperativos do diálogo inter-religioso, visto na perspectiva de movimento de índole cultural e com reconhecido impacto na vida das pessoas e das sociedades”, escreve Rui Osório.
Fonte: ECCLESIA

Sem comentários:

Enviar um comentário