sábado, 26 de novembro de 2005

DIA SEM COMPRAS É ASSINALADO HOJE

A distribuição de panfletos sobre o consumo responsável em alguns centros comerciais da Grande Lisboa é uma das iniciativas organizadas pelo Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA) para assinalar hoje o Dia Sem Compras (Buy Nothing Day)
No Porto, o GAIA apela a uma concentração na Rua de Santa Catarina, a mais comercial da cidade, a partir das 16h00, para uma acção de sensibilização sobre o consumo. A campanha deste ano decorre sob o lema Compre Menos, Viva Mais.
O Dia Sem Compras, que é assinalado hoje na Europa (no último fim-de-semana de Novembro), desafia a os cidadãos a não adquirirem nenhum bem ou serviço durante 24 horas. A iniciativa pretende ser uma reflexão sobre as consequências ambientais, sociais e éticas do consumo. Segundo o GAIA, os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20 por cento da população mundial - consomem 80 por cento dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcionado de danos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza.
O Dia Sem Compras pretende também servir de exemplo para uma mudança de consciência e até de estilo de vida, para um consumo mais responsável e racional.
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários:

Enviar um comentário