sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Filme sobre João Paulo II emociona o seu sucessor

Estreia em Portugal em 19 e 20 de Dezembro, em horário nobre
Bento XVI mostrou-se emocionado na ante-estreia mundial do filme “João Paulo II”, uma coprodução das italianas Lux Vide e RAI Fiction e da norte-americana CBS. O filme foi projectado na sala Paulo VI do Vaticano, ontem à tarde, perante cerca de 6 mil pessoas.
“A visionação deste filme renovou em mim, e penso que em todos os que tiveram a graça de conhecer João Paulo II, um sentimento de profunda gratidão a Deus, que deu à Igreja e ao mundo um Papa de tão elevada estatura humana e espiritual”, disse Bento XVI após a projecção.
O actual Papa sublinhou a “comunhão espiritual” que os fiéis ainda mantêm com Karol Wojtyla, visível nas constantes peregrinações ao seu túmulo, nas grutas do Vaticano. “A ligação afectiva e espiritual com João Paulo II, que se tornou estreitíssima nos dias da sua agonia e morte, não se interrompeu, porque é uma ligação entre almas: entre a grande alma do Papa e as dos numerosos crentes; entre o seu coração de pai e os corações dos inumeráveis homens e mulheres de boa vontade, que nele reconheceram o amigo, o defensor do homem, da verdade, da justiça, da liberdade, da paz”, apontou.
O filme, de quatro horas de duração, estreará na televisão italiana nos dias 27 e 28 de Novembro e nos EUA a 2 de Dezembro. Muitos pormenores sobre a vida do Papa Wojtyla foram revelados com a colaboração do director da sala de imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, e do secretário pessoal de João Paulo II, Arcebispo Stanislaw Dziwisz.
A sala irrompeu em aplausos quando o filme mostrava o momento em que João Paulo II pediu ao Cardeal Joseph Ratzinger que aceitasse o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
No visionamento de ontem estiveram presentes representantes de televisões de todo o mundo, entre os quais o director de Programas da RTP1, Nuno Santos. A estreia em Portugal está prevista para os dias 19 e 20 de Dezembro, em horário nobre.
“João Paulo II” foi filmado em 12 semanas, utilizando 4 mil fatos e gastando milhões de Euros em efeitos especiais – com a reconstituição da Capela Sixtina, do apartamento do Papa e de 4 “papamóveis”.
No elenco, além de John Voigt e Cary Elwes (que representam o papel do Papa), contam-se Ben Gazzarra, Christopher Lee, Vittoria Belvedere, Daniele Pecci, Valeria Cavalli, Gabriele Ferzetti, Flavio Bucci e Giuliano Gemma.Em declarações à Rádio Vaticano, John Voigt confessou que “uma das coisas importantes que descobri foi a forma como esta personagem se tornou tudo aquilo que vemos agora no filme: a sua capacidade de tratar as pessoas, a sua fé fortíssima, as suas posições morais”.
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário