sexta-feira, 25 de novembro de 2005

SEGUNDO A FAO, CONTINUAM A MORRER CRIANÇAS À FOME

Posted by Picasa
Seis milhões de crianças
morrem de fome todos os anos
Segundo refere a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), todos os anos morrem quase seis milhões de crianças em todo o mundo devido à fome e à subnutrição. Em comunicado, a FAO diz que «a grande maioria destas crianças morrem devido a algumas doenças infecciosas de tratamento fácil como a diarreia, a pneumonia, a malária e o sarampo. Teriam sobrevivido se os seus organismos e os seus sistemas imunitários não estivessem debilitados pela fome e a subnutrição».
O director da FAO, Jacques Diouf, adianta que o objectivo fixado pela ONU até 2005 de reduzir para metade o número de pessoas subnutridas «foi muito lento» e «a comunidade internacional está longe de o alcançar». Citada pelo Diário Digital, a FAO estima que, entre 2000 e 2002, 852 milhões de pessoas estavam subnutridas em todo o mundo, das quais 814,6 milhões nos países em desenvolvimento.
A FAO insiste em dois caminhos na luta contra a fome: «aumentar a produtividade e os rendimentos das pessoas pobres e que sofrem de fome em sectores como a irrigação em pequena escala, infra-estruturas, a pesca e a silvicultura» e, por outro lado, deve-se «proporcionar acesso directo aos alimentos e criar redes de protecção social para os pobres, com ajuda alimentar para mães e filhos pequenos, refeitórios escolares e hortas escolares (…)».

Sem comentários:

Enviar um comentário