quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Natal é uma festa de luz e Paz, lembra o Papa

Posted by Picasa DIA DE ALEGRIA QUE SE EXPANDE NO UNIVERSO
Bento XVI lembrou hoje que o Natal é “uma festa de luz e paz”, um “dia de alegria que se expande no universo”, pedindo que os fiéis sejam capazes de a celebrar com “espanto interior”.
“Deus fez-se homem por nós: é esta a mensagem que todos os anos, da silenciosa gruta de Belém, se difunde até aos mais recônditos cantos da terra”, disse hoje o Papa.
“Da humilde gruta de Belém, o eterno Filho de Deus, feito pequena criança, dirige-se a cada um de nós: interpela-nos, convida-nos a renascer nele para que, com ele, possamos viver eternamente na comunhão da Santíssima Trindade”, acrescentou.
Lembrando que o Natal está próximo, o Papa sublinhou que Deus não tem outra "arma" que não a da "bondade", pelo que se revelou como uma criança que nasce num estabulo."Queremos, nestes dias natalícios, ir ao seu encontro, cheios de confiança, como os pastores, como os sábios do Oriente", apontou.
Votos natalícios de Bento XVI
Bento XVI elegeu uma exortação de Santo Agostinho para os votos deste Natal, o primeiro do seu pontificado.
Pelo seu próprio punho, o Papa escreve em latim:
Expergiscere, homo: quia pro te Deus factus est homo (Desperta, homem: porque, por ti, Deus se fez homem).
A citação escolhida pelo Papa corresponde ao Sermão 185 (In Natali Domini) do Bispo de Hipona, “um convite de Santo Agostinho a acolher o sentido autêntico do Natal de Cristo”, como explicou hoje o Papa ao receber os membros da Cúria Romana.
A imagem eleita para o cartão de Natal do Papa é a "Adoração dos Magos", de autor desconhecido do século XVI, uma pintura que se encontra na capela de São Lorenzo, no Vaticano.
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário