sábado, 21 de janeiro de 2006

Um artigo de Laurinda Alves, no Correio do Vouga

Falar
em público
O sistema de ensino português tem lacunas graves e não são apenas aquelas que nos habituámos a enunciar. Todos sabemos que a Matemática e a Língua Portuguesa são dois quebra-cabeças complicados e que os programas são excessivamente extensos ou demasiado condensados.
O meio-termo não existe e nem sempre o bom-senso impera, porque existem muitas condicionantes dentro e fora das escolas. Acontece que, para além das dificuldades clássicas do sistema, existem alguns vazios por preencher; e um deles é seguramente o da comunicação. Explico melhor.
Não existe nas salas de aula um espaço exclusivamente dedicado à troca de ideias, ao ensaio do debate ou ao treino da argumentação; e também não existe nas escolas portuguesas um tempo unicamente dedicado ao exercício da polémica.Ao contrário do que é comum nas escolas inglesa, francesa e alemã (para dar apenas três exemplos próximos), onde há disciplinas de recitation, treino e improviso retórico, o sistema escolar português não aposta na capacidade de comunicação dos seus alunos.
Ora uma criança ou um adolescente que não aprende a falar em público, que não está habituado a expor as suas ideias perante os outros, que não treina a sua capacidade de argumentação, que não é estimulado no diálogo e é permanentemente poupado ao confronto verbal, é alguém que corre o risco de ficar para sempre amputado de uma faculdade essencial.
Saber comunicar não é um dom de poucos, mas antes um direito e um dever de todos.
Aprender a falar em público, seja perante a turma na sala de aulas ou numa plateia de especialistas, é fundamental, pois não basta ter boas ideias, é preciso saber comunicá-las. Acontece com demasiada frequência ouvir um conferencista falar e perceber que, apesar do empenho e esforço, não consegue prender a audiência, por não ser suficientemente claro ou assertivo. Pior, muitos profissionais que não foram preparados para falar em público têm sérias dificuldades em expor as suas ideias em reuniões de trabalho e em marcar o seu ponto de vista perante os pares ou a hierarquia. E, no entanto, muitos são excelentes profissionais. Ou seja, conhecem a teoria e sabem aplicá-la na prática mas não sabem expô-la e, muito menos, sintetizá-la.
A capacidade de sintese é outra característica que a maior parte dos portugueses não possui. Muitos alongam-se demasiado e não chegam ao essencial da questão. Outros dispersam-se e outros, ainda, perdem-se na argumentação, enredando-se em mil e uma coisas completamente acessórias e dispensáveis.
Por tudo isto e porque em matéria de comunicação (como em tudo na vida) ninguém nasce ensinado, valia a pena pensar no assunto e rever os currículos escolares na próxima reforma do ensino.

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