quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

POBREZA EM PORTUGAL E NO MUNDO

OIKOS alerta Governo para luta contra a pobreza A organização não-governamental OIKOS apelou ao Governo para ratificar internamente compromissos assumidos perante a União Europeia no âmbito da luta contra a pobreza, que abrem caminho à concretização de oito objectivos estipulados em 2000. A redução para metade da pobreza extrema e da fome e em dois terços da mortalidade das crianças, até 2015, são alguns dos designados Objectivos do Milénio.
"Estrategicamente, estão lançadas as bases políticas para atingirmos os Objectivos do Milénio. Os compromissos foram assumidos no âmbito da União Europeia e queremos agora a ratificação interna desses compromissos" em Portugal, disse o director executivo da OIKOS, João Fernandes.
João Fernandes considera que só com a ratificação desses compromissos será possível os portugueses estarem informados acerca dos planos da luta mundial contra a pobreza e sensibilizar a opinião pública para ajudar.
No ano 2000, 189 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio, onde estão estipulados oito objectivos de desenvolvimento a alcançar entre 1990 e 2015. Entre esses objectivos constam a redução para metade da pobreza extrema e da fome, a promoção da igualdade entre os sexos, a redução em dois terços da mortalidade das crianças e a redução em dois terços da taxa de mortalidade materna.
Alcançar o ensino primário universal, combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças graves, garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria mundial para o desenvolvimento são os restantes objectivos.
Considerando que "todos os países têm falhado, no geral, no empenho em concretizar estes objectivos", João Fernandes destacou "os fortes progressos do Uganda, que está a conseguir estagnar a SIDA, e de Moçambique na área da educação".
O director executivo da OIKOS disse que também gostava que o Governo português desse garantias de que Portugal vai "atingir o primeiro compromisso que é, em 2006, contribuir com 0,33 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)". Os países europeus comprometeram-se em ajudar, este ano, as nações mais pobres com 0,33 por cento do PIB, com 0,51 por cento em 2010 e com 0,7 por cento em 2015. Contudo, o responsável alertou que "para Portugal cumprir a meta em 2015 vai ser preciso aumentar a ajuda nos próximos anos". Apesar de considerar esta medida positiva, o director executivo "gostaria que a meta de 0,7 por cento fosse antecipada e não remetida para 2015".
Segundo a OIKOS, em todo o mundo, 1,2 milhões de pessoas vive em condições de extrema pobreza (com menos de um dólar por dia), 6,3 milhões de crianças morrem de fome por ano e há 842 milhões de pessoas subnutridas.
:
Fonte SOLIDARIEDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário