domingo, 17 de junho de 2007

História na rua


HISTÓRIA NA PRAIA DA BARRA



Há dias passeei com um amigo pela Praia da Barra. Inevitável ver o mar, com barcos que saem e entram. Há sempre quem goste de ver e que até se imagine dentro de um para correr mundo, prazer de tantos dos nossos conterrâneos que andam embarcados, e não só. Apesar do ventinho agreste, havia gente na praia, estendida na areia e à espera do sol benfazejo de mistura com o iodo da maresia. Não pisámos o areal, que não íamos à moda disso, nem é coisa do meu gosto, mas deambulámos por ali ao sabor das nossas recordações de tempos que nos encheram a memória de coisas agradáveis, nem sempre ditas a quem nos ouve.
Depois parámos em frente ao obelisco, assente num largo que tem o nome de um grande homem grande, alemão, e que deu trabalho a muita gente destes sítios. Roeder, assim se chamava e assim era conhecido o fundador do Estaleiro de São Jacinto, que os administradores que vieram depois não conseguiram manter de pé, por vicissitudes várias e próprias da crise industrial que entretanto surgiu. O nome dele aqui fica, como simples mas justa homenagem, embora um pouco deslocado do sítio onde muito trabalhou e viveu, dando exemplo de uma tenacidade rara.
O obelisco, agora mais bonito, depois do restauro por que passou, é uma lição de história. Não vi ninguém a ler, ou a reler, as legendas com referências à ria e barra de Aveiro. Nós lemo-las, e com que gosto. Quem dera que outros o façam, para ao menos ficarem a saber um pouco mais do chão que pisam e da terra onde vivem ou passam férias.

Fernando Martins

5 comentários:

  1. Ola Professor,
    O Verao esta a chegar,mas prometo que mando as fotos da Primavera antes......
    Uma boa chamada de atencao aos Gafanhoes e braneantes que demandam estas paragens.....
    Bonita foto, e melhor comentario!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Minha cara amiga

    Cá fico à espera... E quando cá chegares, com o teu Nelson, talvez possamos dar umas voltas para reflectirmos um pouco sobre o que a nossa terra tem de belo!

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. perdao pelo erro ortografico,deve ser veraneantes que demandam essas
    paragens.
    O nosso portugues ja esta um pouco misturado,as minhas desculpas.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Minha cara

    Não há qualquer problema. Errar é humano.
    O importante é que nos entendamos...

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  5. Minha cara

    Não há qualquer problema. Errar é humano.
    O importante é que nos entendamos...

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar