sexta-feira, 22 de junho de 2007

S. Jacinto

FERRY-BOAT AINDA ESTE VERÃO.
ATÉ QUE ENFIM!
Uma notícia da comunicação social de hoje diz que o ferry-boat para a ligação a S.Jacinto ainda vai avançar este Verão. A ser verdade, pode dizer-se, com propriedade, até que enfim! Há mais de 40 anos, as populações de S. Jacinto e das Gafanhas, mais as de Aveiro, com interesses naquela freguesia, reclamavam uma ponte. Muito se falou dela e da sua viabilidade, mas a verdade é que as forças políticas de então entenderam que não. Uma ponte nasceu, não para a ligação a S. Jacinto, mas para ligar a Murtosa à Torreira. É a ponte da Varela.
Dizia-se à boca cheia, na altura, que era preciso preservar S. Jacinto da poluição dos carros e do excesso de veraneantes nas suas praias virgens, para uns tantos privilegiados poderem usufruir delas. Posteriormente veio a ideia de um ferry-boat, que sempre poderia evitar algum movimento automobilístico.
Penso que essa ideia foi mais para calar a malta do que para outra coisa. Ponte e ferry-boat ficaram adormecidos. Até há anos. Agora sempre vai avançar, ao que se diz, o ferry-boat. Sempre quero ver quantos carros vão nele, nas suas viagens, e se haverá quem suporte o prejuízo se os automobilistas fugirem dele. A ver vamos, como diz o cego. Para mim, era a ponte. Essa, sim, é que nos levaria a S. Jacinto, com mais frequência. Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário