quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cristãos perseguidos


Não me consta que nas sociedades ocidentais sejam perseguidos os muçulmanos ou os obriguem a aderir ao cristianismo. Em Portugal, como noutros países de cultura cristã, os islâmicos, como outros membros de qualquer religião, têm liberdade de culto, podendo construir os seus templos, quantas vezes com os apoios das autarquias e até do Estado. Tanto quanto me é dado saber, não são perseguidos nem sobre eles se exerce qualquer proselitismo. Mas em alguns países de maioria islâmica não é assim. Os cristãos são obrigados a esconder a sua fé, estando impossibilitados de a manifestarem fora das quatro paredes das suas casas.
No Iraque, dizem algumas notícias, os cristãos vivem num martírio incompreensível, “como nos primeiros séculos do cristianismo”, com ameaças de que devem converter-se ao Islão ou deixar o país.
Na Jordânia, país com algumas marcas da cultura ocidental, também se expulsam cristãos, com a acusação de fazerem proselitismo, enquanto desenvolvem actividades sociocaritativas. Ali, o culto cristão está fechado à chave, isto é, não podem ser exibidos sinais religiosos, para além dos islâmicos. Nem templos, nem manifestações públicas, nem cerimónias. As perseguições vão ao ponto de impedir o acesso a empregos e cargos públicos.
Imaginem que isto acontecia em Portugal ou noutros países de maioria cristã. Era o fim do mundo, com ameaças e nem sei que mais.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário