segunda-feira, 24 de março de 2008

FOLAR DA PÁSCOA


Sinal de tradição ou de compromisso de fé?

Chegado o Domingo de Páscoa, é tradição o Padrinho ou a Madrinha oferecerem o chamado folar da Páscoa ao afilhado ou à afilhada.
Sendo um gesto de carinho e de ternura, pode ser um presente inócuo e sem consequências, onde tudo pode ficar na tradição pela tradição.
Por isso, acredito que o folar da Páscoa pode e deve ir para além da dimensão do mero tradicionalismo, quando é o caso, devendo tornar-se um dos símbolos da renovação e do compromisso baptismal que se festeja em cada Páscoa.
Só uma fé amadurecida pelo itinerário quaresmal pode permitir que, chegado o Dia Pascal, esta se transforme em anúncio, em alegria e em esperança, onde padrinhos e afilhados, madrinhas e afilhadas sintam que são testemunhas do mesmo Cristo Ressuscitado e no qual foram baptizados. Basta isto para o folar ter outro sabor!
Não sei porquê, mas já na sua idade de jovenzinho, um dos meus afilhados começou a oferecer-me o seu folar da Páscoa! Da surpresa inicial, passei à aceitação e, só mais tarde, é que acabei por compreender o sentido daquela oferta.
Inicialmente, comecei por pensar tratar-se de um gesto de cortesia do meu afilhado. Porém, as suas dedicatórias foram-se encarregando de me falarem de uma realidade bem mais profunda e que se traduzia num compromisso de fé deste com o seu padrinho e o reconhecimento da necessidade de partilhar este dom de ser baptizado, através da alegria e da amizade fraterna.
Se as notas escolares, as doenças, as dúvidas, os projectos, as tristezas, as “malandrices” da idade, entre outras vivências já eram, de há muito, partilhadas, porque não o folar?
Este ano, fui presenteado, como sempre, com um novo livro, este de autoria do Arcebispo Bruno Forte, com o título: “Porquê Confessar-se? – A reconciliação e a beleza de Deus”, das edições Paulus, atrevendo-me, desde já, a sugerir a sua aquisição aos leitores.
É um livro com apenas 54 páginas. Lê-se num ápice e a sua mensagem, não sendo nova, soa a frescura e a um prazer pacificador, mesmo abordando um tema nem sempre foi bem compreendido e aceite, mesmo por parte de alguns cristãos.
Naquele livro reafirma-se que somos seres frágeis e em permanente construção: Uma construção inacabada, até ao dia da nossa Páscoa definitiva.
No final, dei comigo a pensar: - Porque é que o meu afilhado não me ofereceu este livrinho mais cedo?
Talvez alguns episódios de sofrimento e de dor, em que estive envolvido, se tivessem evitado ou atenuado, para além das novas janelas que se poderiam ter aberto para melhor compreensão da infinita e compassiva misericórdia de Deus.
Quanto a mim, continuarei esta partilha de folares com o meu afilhado, procurando, em cada um deles, (r)encontrar a Boa Nova que o Deus Ressuscitado nos dirige, em cada Páscoa que se vive e celebra, ano após ano.

Vítor Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário