sexta-feira, 25 de abril de 2008

Basquetebol na Gafanha da Nazaré


Hoje resolvi assistir a um jogo de basquetebol no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré. Devia esse gesto ao meu neto Ricardo que joga nos iniciados do Grupo Desportivo da Gafanha. Sempre gostei de desporto, mas ultimamente tenho-me situado ao nível do sofá, para ver o que se joga e como se joga na televisão. Reconheço, contudo, que a nossa juventude precisa de estímulos, porque o desporto, quando bem orientado, é uma riquíssima escola de virtudes.
Gosto de ver basquetebol, por me parecer um desporto que não pactua com violência entre atletas. À menor falta ou toque no adversário, a punição vem logo. Quem quer ganhar tem de mostrar não só habilidade mas também muito treino.
No confronto com o Esgueira, o Gafanha perdeu, desta vez, por 66 – 81. No fim do jogo, porém, não faltaram os aplausos para as duas equipas, que se portaram com muita dignidade, mostrando que têm treinado bastante. Não é de um dia para o outro que estes jovens acertam com o cesto.
Foi bonito de ver o entusiasmo dos atletas e treinadores e as palmas dos poucos assistentes que contemplavam os jogadores e as jogadas das duas equipas. Porque, confesso, não esperava ver jovens com tanta habilidade, alguns dos quais verdadeiros craques da bola ao cesto.
Os meus parabéns a todos, com votos de que continuem no desporto. Já agora, permitam-me que sublinhe que nem só de futebol podem viver os nossos jovens.

F. M. 

4 comentários:

  1. E o neto joga bem...?

    ResponderEliminar
  2. Claro, meu caro! Jogou 3/4 do jogo, mostrando que tem capacidade física e ânimo para isso. Testemunhei, também, a técnica que já possui. Pode, se quiser, chegar muito alto no basquetebol.

    FM

    ResponderEliminar
  3. Eu vi o jogo e reparei que o seu neto tem pinta, até marcou dois triplos!

    ResponderEliminar
  4. É verdade... e tem grande habilidade para passar a bola na hora certa. Outros jogadores, das duas equipas, também me surpreenderam! Só tive pena de uma coisa: os gafanhões, sempre tão ciosos, não vão ver estes jogos dos mais novos. É pena.

    FM

    ResponderEliminar