terça-feira, 22 de julho de 2008

Perceber a arte

Pintura de Jeremias Bandarra
A arte é dom de quem cria; portanto não é artista aquele que só copia as coisas que tem à vista.
António Aleixo
Quando hoje escolhi esta quadra do nosso maior poeta popular – António Aleixo –, logo me veio à lembrança a reacção de muita gente que tem dificuldades em entender certas expressões artísticas, sobretudo as que fogem do trivial. Olhar para uma pintura abstracta, ouvir uma música clássica e apreciar uma escultura que se situa longe do figurativo são, frequentemente, motivo de desinteresse. Das duas uma: ou os artistas são malucos ou os apreciadores que olham de soslaio para o que eles criam ainda não estão educados para entender o que está acima do normalíssimo. Penso que esta última asserção é que está certa. Sendo verdade que a arte não pode nem deve ser apenas uma cópia do que os nossos olhos vêem ou os nossos ouvidos escutam, há que fazer um esforço, com o intuito de educar os sentidos, para chegarmos mais longe. A arte é, essencialmente, não um retrato bruto e simples do que nos rodeia, mas o reflexo de sentimentos, emoções, perspectivas, imaginações e gosto estético do artista, que tem de ser, como diz Aleixo, um criador. Um criador é um artista que, do nada, faz obra que nos eleva, nos enriquece espiritualmente, nos sublima os instintos primários, nos suscita sentimentos do bem e do belo. FM

9 comentários:

  1. Sempalavras..nada a opôr..perante a Verdade...Faz-melembrar a célebre frase de Picasso a um alemão perante Guernica..O senhor tão famoso pintou isto?
    Resposta de Picasso...Claro que não quempintou isto foram vocês.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Maria

    É curioso que eu estava para postar aqui a célebre pintura do Picasso. Mas na hora da decisão final optei pelo meu querido amigo Bandarra. É como que uma homenagem humilde de quem o admira muito...

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  3. Tenho dedicado alguma atenção ao "Grito de Guernica", e há pouco tempo tive a sorte de o vêr a 3D depois de um apurado trabalho informático de uma pintora americana, onde se valorizam os objectivos expressivos do pintor e da obra. Fiquei ainda mais admirador de Picasso.
    Agora, sinceramente sobre esta pintura que exibe não vejo mais que umas formas sem nexo com umas cores que posso considerar bem combinadas. Será que há mais que isso e eu não vislumbro? Não é por falta de interesse, eu tenho procurado em livros, exposições, falado com pintores, etc. Houve um, bem conceituado, que me disse: "não se preocupe com isso, isto é uma pintura que nós fazemos mais para nós, que para os outros perceberem". Se já o admirava, fiquei-lhe reconhecido por me tirar esse peso de cima. Tratava-se de Cândido Teles a quem presto homenagem.

    João Marçal

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Marçal

    Antes de mais, o meu obrigado pela tua intervenção. Para mim, é sempre útil o que dizes. Sobre a ilustração que publiquei, nem sei onde a fui buscar. Só sei que a tinha no meu arquivo, porque gostei dela. Mas, afinal, dela, dizes: "com umas cores que posso considerar bem combinadas."
    Pois é isso, meu caro. As cores bem combinadas já são, por si, arte. Quanto ao resto, para além da beleza da combinação das cores, podemos tentar descobrir sentimentos de harmonia, de tranquilidade, de luz que nos envolve... de alegria...
    Também é verdade que às vezes descobrimos reflexos que nem o autor poderia imaginar! A arte, afinal, é um caminho longo para se ir descobrindo. Com a Guernica, aconteceu-te isso mesmo. O que a técnica americana fez foi abrir-nos portas que nos levassem à descoberta da brutalidade da guerra! Eu também vi esse trabalho.
    Quanto ao nosso Cândido Teles, o que me ocorre dizer é que a sua arte, duma maneira geral, não oferece dificuldades na interpretação. São cores, traços, sombras e manchas que estão muito próximos de nós.

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  5. Estou a perceber: este quadro pode ser colocado em qualquer posição, o que alia a combinação das cores ao espaço. Já aprendi um pouco mais.

    Um abraço

    JM

    ResponderEliminar
  6. Sei que pareço um ladrão
    mas há outros que eu conheço
    que, sem parecerem o que são
    são aquilo que eu pareço.

    António Aleixo

    ResponderEliminar
  7. Meu caro anónimo

    A quadra está quase certa... Aqui fica ela, tal como foi publicada:

    Sei que pareço um ladrão...
    mas há muitos que eu conheço
    que, sem parecer o que são,
    são aquilo que eu pareço.

    António Aleixo

    Tens boa memória, apesar de tudo...

    Obrigado

    FM

    ResponderEliminar
  8. E esta estará certa? *)

    "Quem tapa a água que corre,
    por si próprio é enganado.
    O ribeirinho não morre,
    vai correr por outro lado".

    António Aleixo

    *)Criada durante uma enxurrada em Faro onde observou alguém vedando a água, que se escapulia de novo rebentado a vedação noutro sítio.

    JM

    ResponderEliminar
  9. Meus caros

    Venham mais quadras!
    Com a explicação, se possível!

    Um abraço

    FM

    ResponderEliminar