sexta-feira, 22 de agosto de 2008

FORTE DA BARRA EM VIAS DE RECUPERAÇÃO?

Reabilitação do Forte da Barra no bom caminho? 


Na sequência de algumas denúncias sobre o mau estado de conservação do Forte da Barra, a que neste meu espaço dei a devida cobertura, por considerar um crime de lesa-património a situação em que se encontrava o Castelo da Gafanha, como também é conhecido aquele imóvel de interesse público, acabo de receber o ofício que foi enviado ao nosso concidadão António Angeja, em resposta a diligências suas, no sentido de se resolver o assunto. 
O ofício, assinado pela Eng.ª Lúcia Pessoa, Directora de Bens Culturais, reza assim: “Sobre este assunto acusamos a recepção da comunicação, via e-mail de 7 do corrente mês. Assim, informa-se V. Exa que no passado mês de Maio foi efectuada deslocação ao imóvel e verificada a necessidade duma intervenção de conservação e reabilitação do mesmo, tendo-se comunicado a situação à Administração do Porto de Aveiro, entidade a quem se encontra afecto o Forte da Barra. Nessa sequência a APA informou que encetará a curto prazo os procedimentos para a requalificação do núcleo de construções na área do Forte da Barra, através de projecto, que por se tratar de área abrangida por servidão administrativa no âmbito do Património Cultural Classificado, será obrigatoriamente objecto de parecer vinculativo do Ministério da Cultura, nos termos da Lei n.º 107/01, de 8 de Setembro.” 
Resta-nos esperar, agora, que ao velho Forte da Barra seja dada a atenção e a dignidade que ele merece. Com esta resposta, a diligências de António Angeja, fica provado que mais vale agir, batendo às portas certas, do que insistir em protestos, batendo a portas erradas. 
Congratulo-me, pois, com o trabalho deste nosso conterrâneo, felicitando-o por isso. Também hoje, em conversa com o presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra, ele me garantiu que tudo estava encaminhado para que o problema do Forte da Barra fosse resolvido. Ainda bem. 

FM

2 comentários:

  1. Idêntico paracer ouvi do Presidente da CMI na comemoração do aniversário do Museu Marítimo.
    Será que é desta?

    João Marçal

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    Cá estou depois das férias. Espero que também já tenhas gozado as tuas.
    Quanto ao Forte, também espero espero que lhe seja dada a dignidade que ele merece...
    Vamos todos lutar por isso...

    Um abraço

    FM

    ResponderEliminar