domingo, 26 de outubro de 2008

O Fio do Tempo

A proximidade com o “Outro”
1. O Ano Europeu para o Diálogo Intercultural (2008) quer ampliar a consciência de que vivemos num tempo de novos desafios. As novas formas de comunicações actuais colocam-nos numa “mesa comum”, gerando as próprias crises grandes oportunidades de reajustamento (con)digno à nova realidade social. A pergunta do livro dos Génesis “onde está o teu irmão?”, actualizada há 2000 anos no episódio do samaritano sobre “quem é o meu próximo?”, tem hoje o mesmo lugar insubstituível da procura de um relacionamento humano saudável, que sabe dar primazia à Pessoa na sua situação. Não se trata de um refrão pré-definido, mas de uma aceitação incondicional do “encontro”, como abertura de espírito à diversidade... 2. No âmbito do programa Distância e Proximidade, decorre nos dias 27 e 28 de Outubro (com transmissão on-line, em directo: http://www.gulbenkian.pt/) a Conferência Gulbenkian sobre a temática: “Podemos viver sem o outro? – As possibilidades e os limites da interculturalidade.” A pergunta fundamental quer nortear a reflexão e encaminhar a acção educativa. Sublinha em entrevista o Comissário da Conferência, Arjn Appadurai, que «hoje, o “outro” chega-nos sob muitas formas», para além das formas consideradas clássicas como as mobilidades humanas. A pergunta radical da Conferência, significando a própria fronteira do debate intercultural, quererá merecer uma resposta estruturadora que se escreva não meramente numa linha de sobrevivência humana mas de apreço condigno na riqueza da diversidade pessoal e cultural. 3. Em última instância, a interculturalidade é profundamente desestabilizadora. Fomos (?), aos diversos níveis de organismos sociais, educativos, políticos e religiosos, habituados a caminhar numa uniformidade de ter tudo “certinho, direitinho”. Diante das impressionantes mobilidades, quer reais como virtuais, teremos de “rever” o nosso esquema à luz do essencial humano. Somos capazes?

4 comentários:

  1. o Outro
    Faz-me lembrar uma poesia de Mário de Sá Carneiro

    "...Eu não sou eu nem sou o outro,
    Sou qualquer coisa de intermédio:
    Pilar da ponte de tédio
    Que vai de mim para o Outro....."

    Lisboa, Fevereiro de 1914.

    ResponderEliminar
  2. Já agora:

    - Por sobre o que Eu não sou há grandes pontes
    Que um outro, só metade, quer passar
    Em miragens de falsos horizontes -
    Um Outro que eu não posso acorrentar...

    Mário de Sá-Carneiro

    Barcelona - Setembro de 1914
    ++++
    Boa noite, Maria! Tens andado a descansar?

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Professor
    Descansar...antes fosse..a profissão de professor ocupa-me o tempo todo ..já só tenho tempo e disposição para" bloguear "ao domingo..mas sempre atenta aos meus blogues preferidos!!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Minha cara amiga

    Neste tempo de competição desenfreada e de mudanças, na tentativa de acertar o passo com o mundo, as pessoas são inúmeras vezes esquecidas. Tenho falado com muitos professores e ouço as suas angústias. Por isso, há que arranjar forças para lutar por um mundo mais justo e mais fraterno. E lembra-te de que, normalmente, apenas utilizamos, nas tarefas diárias, 12 por cento das nossas reais capacidades.

    Um abraço

    Fernando Martins

    ResponderEliminar