terça-feira, 23 de junho de 2009

Crónica de um Professor: Pedalada

Prontos para a partida
Finalmente, chegou ao seu termo. Mais um ano lectivo. Mais uma etapa na vida dos alunos, mais um passo para a retirada dos professores. Com muita acuidade, os britânicos chamam à reforma, retirement. Mas não é isso que hoje motiva a teacher a escrever estas linhas. Foi, de alguma forma original, o desfecho deste ano de actividades. Enquanto alguns alunos faziam provas de exame, na Escola, outros, em grande número e acompanhados por familiares e amigos faziam uma grande pedalada, em conjunto, em prol do ambiente. Aqui foi a consumação de todas as aprendizagens, numa formação que se pretende global para o indivíduo. Consumição também houve alguma, quando alguma ovelha tresmalhada se afastava do trilho e exigia a voz dura do pastor a chamá-la outra vez ao redil. Em fila e aos magotes, passou aquela mole de gente a pedalar pelas artérias pouco movimentadas deste canteiro à beira ria. Com efeito, nestes dias, as Gafanhas tiveram mais encanto, pois o dia estava estupendo, como há muito não se vislumbrava tal. Uma luminosidade intensa encharcava de prazer os ciclistas que também suavam as estopinhas para conquistarem um bom lugar no pódio!
Bruno Marinho
No meio deles e com toda a juventude que a idade lhe consente, também a teacher pedalava, pedalava! E como todos os que aprendem com os erros, também o problema que lhe causara, no ano anterior, a perda do 1.º lugar (!?), este ano fora sanado, a tempo e horas, O seu veículo de duas rodas, fora “internado” na clínica de tratamento dos mesmos, antecipadamente! Ficou a brilhar... depois de um check-up completo! Até pedira ao dono da oficina que lhe puxasse o lustro, não fossem alguns adivinhar que a sua bicicleta pertencia ao século passado! Sim, vetusta, mas recuperada e bem artilhada para o evento! Assim aconteceu! Nem furo, nem qualquer outro percalço a impediram de chegar à almejada meta, dentro dos primeiros vencedores! Às vezes, esquecendo-se que a suas funções docentes não tinham acabado ali, ... fazia de vez em quando, alguma pequena fuga e recuperava terreno num sprint que as suas energias ainda lhe permitiam!
Kevin e Filipe
Os alunos rejubilavam com a competição (!?) e ficavam estupefactos quando a viam afastar-se a larga distância dos outros ciclistas. Era uma fugitiva que não queria deixar os créditos por mãos alheias, à semelhança do que lhe ocorrera no ano transacto. No final, um suculento repasto, composto por grelhados na brasa, preparado pela Associação de Pais da sua Escola, esperava os participantes que vinham, depauperados de forças, depois daquele esforço titânico, em prol do ambiente. A teacher, neste campo é uma DEFENSORA ACÉRRIMA, pois gosta de ter um bom ambiente em toda a parte, a começar pelo ar que respira e que pretende... seja um bom ar... e nunca um ar que lhe deu! Por ele todos nos devemos esforçar e dar o nosso precioso contributo. Não faltaram os braços e a colaboração daqueles pais, que numa atitude de aproximação, Escola/meio envolvente, estão sempre prontos a dar o seu precioso tempo. Bem-hajam, pois satisfizeram aquelas bocas famintas, ávidas de uma sardinha a pingar no pão, como é típico nestas vésperas antecipadas de S. João! Houve animação, convívio entre as diversas partes envolvidas neste processo e uma dinâmica de salutar partilha de interesses! E... ficam aí as férias a bater à porta de cada um e a prometer aquele tão necessário quão merecido descanso!
M.ª Donzília Almeida 22.06.09

Sem comentários:

Enviar um comentário