quarta-feira, 29 de julho de 2009

FÉRIAS: Para começar o dia

AMO-TE, Ó LEI MAIS SUAVE
Amo-te, ó lei mais suave, na qual amadurecemos, quando com ela em luta estávamos; ó grande saudade que não dominámos, ó floresta da qual nunca saída encontrámos, ó canção que em cada silêncio cantámos, ó rede de obscuridade, em que nossos sentimentos presos abrigávamos. Tão infinitamente grande te começaste, naquele dia em que nos começaste, e tanto amadurecemos nos sóis de tuas horas, tanto nos alargámos e nos plantámos profundamente, que em Homens, Anjos e Nossas Senhoras agora te podes cumprir descansadamente. Deixa a tua mão na encosta dos céus pousar e tolera em silêncio o que te estamos na sombra a preparar. Rainer Maria Rilke (1875-1926) In «O Livro de Horas», ed. Assírio & Alvim

1 comentário:

  1. É com nostalgia que releio o Rilke, desde os meus tempos de estudante em Coimbra, onde tive uma cadeira de Literatura Alemã, que incluía este poeta no seu programa.
    Provovou-me muitas dores de cabeça, quando tentava perscrutar os seus desígniods poéticos, numa língua que para mim, não era canja. Na altura tinha urgência na superação das dificuldades e faltava-me a maturidade, para apreciar as coisas com calma e tempo!
    Hoje, deleito-me a lê-lo e recordo os bons tempos que passei na Lusa Atenas!
    Danke shoen!

    ResponderEliminar