terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ruas da Gafanha da Nazaré: Rua Camilo Castelo Branco



Um escritor que todos
os portugueses conhecem 


Homenagem merecida a um dos grandes escritores da Língua Portuguesa. Penso que não há nenhum português, minimamente letrado, que não conheça O Amor de Perdição, obra famosa de Camilo Castelo Branco.
Não consta que o escritor, falecido em 1890, com 65 anos de idade, alguma vez tenha passado por esta nossa terra, ainda longe de figurar no mapa de Portugal com o título de freguesia, o que só aconteceu, como os leitores do Timoneiro sabem, em 1910. De qualquer forma, e porque é hábito no nosso País baptizar as ruas com nomes de gente célebre, compreende-se, perfeitamente, a lembrança, para quem passa, de Camilo Castelo Branco.
 
Ler todo o texto aqui

4 comentários:

  1. Caro Professor!
    O Camilo, que eu muito li,na devida altura, não passou pela sua cidade, muito menos pela minha vilinha! Imperdoável Camilo! Isto é uma terra de gente laboriosa que merece ser visitada por gente ilustre! Mas eu, humilde leitora do grande novelista não lhe paguei na mesma moeda e...visitei a terra dele "n"vezes! S. Miguel de Seide a escassos km de Vila Nova de Famalicão, onde residi 3 anos, era um destino muito procurado, nos nossos passeios domingueiros! Sempre gostei de conhecer o berço dos nossos escritores e tive o pivilégio de trabalhar na terra de alguns! Estou a lembrar-me de José Régio..... em Vila do Conde!E....essa procura proporciona-nos o conhecimento deste País florido, cantado e tão desejado pelos estrangeiros!
    Eu não preciso que ninguém venha apontar-me as belezas do meu país! Desfrutu-as a cada momento! Sou uma patriota militante! rsrsrs

    ResponderEliminar
  2. Minha cara

    Há anos também tive o privilégio de estar na casa onde o grande escritor viveu. E como gosto de fazer perguntas aos cicerones, fiquei a saber pormenores curiosos da personalidade do Camilo, como aquele de ele se fazer passar pelo filho Nuno, para namorar uma moça que vivia perto. Mas é melhor ficar por aqui, não vá o diabo tecê-las...

    FM

    ResponderEliminar
  3. Porquê, Professor?
    Tem medo que o fantasma do Camilo lhe faça uma aparição súbita e o arrebate para junto dele? rsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Porquê?

    Porque nem tudo se pode dizer em voz alta... Não acha?

    FM

    ResponderEliminar