sábado, 19 de dezembro de 2009

No fim da festa, os alunos lá foram à sua vida


Mesa da França

Encerramento do período escolar


No dia 18 de Dezembro encerraram em todas as escolas do país, as actividades lectivas referentes ao 1.º período.
Iniciado em meados de Setembro, tem agora a 1ª interrupção lectiva, que, nos bons velhos tempos, se chamava férias do Natal. Agora, em pleno século XXI, ninguém pode ir para a neve fazer sky, já que nos são dados uns míseros dias para comemorar o Natal em família e gelo.....é o que vemos nas relações humanas, ainda que nesta quadra, a que alguns chamam festiva!
Também na Escola se procedeu a um digno encerramento de actividades, com a evocação do espírito natalício.



Mesa da Suíça

O dia foi dedicado às adoráveis criancinhas que durante o ano nos dão cabo da cabeça, mas que acatam com muita alegria e euforia até, a prenda que a escolha lhes dá todos os anos. O objectivo das celebrações é dar-lhes a possibilidade de vivenciar o espírito de partilha, de confraternização que são a componente do Natal.
Cada turma com o seu DT ornamentou uma mesa com doces, bebidas, enfim, uma panóplia de iguarias que costumam degustar-se nesta quadra. Aqui, deve-se uma palavra de agradecimento às mãezinhas que afanosamente se esfalfaram para que os seus filhos trouxessem as sobremesas típicas e de fabrico artesanal. O que as mães não fazem pelos seus rebentos!

Viveu-se um ambiente cosmopolita, naquela manhã fria de Dezembro, já que cada turma fora encarregada de representar um país, no convívio colectivo da escola.
Foi agradável aos olhos e... ao paladar a apreciação de petiscos exóticos, num enquadramento visual a que só os professores, com toda a sua imaginação, conseguem dar forma.
Se houve pais, ali à mistura com o corpo docente e discente, puderam constatar como se trabalha e com que sentido corporativo se conseguem alcançar resultados desta natureza.
Depois de todas as mesas preparadas e ornamentadas, com os Profs e alunos à volta das mesmas, quem passeasse pelo meio deste aglomerado de gente, haveria de sorrir e comentar:_ Aqui está uma Escola viva em que todos estão envolvidos nesta celebração do espírito do Natal.
No fim da festa, depois de terem comido, bebido e arrumado devidamente os despojos, os alunos lá foram à sua vida, enquanto os professores iriam começar outra etapa do seu trabalho - a avaliação. Só depois disso é que irão ter direito a um merecido Natal.

Maria Donzília Almeida

19.12.09

Sem comentários:

Enviar um comentário