sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Noite de Natal em família



À volta da mesa nos sentámos


À volta da mesa nos sentámos. A família estava quase toda. A que não pôde estar, viveu a festa na família a que se ligou em 2009. Também marcaram presença os que estão no seio de Deus, mas em sintonia connosco. Porque estão também connosco, nenhum de nós duvida, noutras  horas boas e menos boas que vivemos.
Partilhámos o bacalhau com todos, doces a condizer com a tradição natalícia. Não faltaram recordações amiúde revividas e que nesta quadra fazem mais sentido. Em família unida têm outro gosto. Brotam espontaneamente, como que a quererem alimentar sinais positivos que fazem parte da nossa identidade.
Como crentes, o Menino-Deus não pôde faltar. E do seu Presépio, simples mas expressivo, lá foi mirando uns e outros, com o Seu sorriso que transborda paz e harmonia. E se querem que vos conte um segredo, aqui vai ele: De quando em vez, eu olhava-O como quem não quer a coisa e notei que a sua expressão indiciava, claramente, alegria por nos ver  felizes. E em certa altura até Lhe ouvi um sussurro de aprovação pela harmonia familiar que há entre nós, com a recomendação de que assim é que está bem.
Noite cheia, com a ternura das crianças a conduzir-nos às nossas meninices, aos nossos natais de há muitos anos, com vidas mais simples, sem regalos de encher o olho e a imaginação. De madrugada, no dia de Natal e não na véspera, quaisquer bonequitos de chocolate, quaisquer rebuçaditos mais doces, quaisquer brinquedos, feitos por mães e pais mais habilidosos ou comprados na feira, nos faziam entrar, por momentos inesquecíveis, no mundo dos sonhos, que só as crianças sabem e podem recriar.
Continuação de Boas Festas.

Fernando Martins

4 comentários:

  1. Mt bem Papá..... c/ que então, o menino jesus a dizer-Te coisas e tu não dizes nada, hem?!? ;)

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    Nem imaginas as vezes que Ele me fala!

    Bom Ano

    FM

    ResponderEliminar
  3. Este diálogo entre pai e filho.....é mesmo enternecedor!
    Só com a figura beatífica do Menino Jesus isto se tornou possível!
    Professor! Desejo-lhe muitos anos pela frente, para continuar a desfrutar desta harmonia familiar!

    ResponderEliminar
  4. j_m_ferreira@sapo.pt27/12/2009, 16:51:00

    Meus caros;
    Ao filho, que não o conheço... mas a interpelação é uma doçura.
    Ao pai (Fernando Martins), que conheço, a resposta é uma ternura... de afeição.
    Bom ano e boa saúde para ambos.

    J M Ferreira

    ResponderEliminar