domingo, 7 de fevereiro de 2010

Universidade Italiana reconhece a Confraria Gastronómica do Bacalhau




A Universidade de Ciências Gastronómica de Pollenzo – Itália, entregou recentemente à Confraria Gastronómica do Bacalhau um diploma como reconhecimento pelo empenho desta instituição portuguesa no apoio aos jovens finalistas daquela Universidade que desde há cinco anos vistam Ílhavo, inseridos no projecto Viagem Didáctica.
Desde 2004 que os alunos finalistas da Universidade Italiana se deslocam a Portugal a fim de conhecerem a gastronomia nacional, sendo Ílhavo um destino onde os estudantes têm sido recebidos pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, visitando o Museu Marítimo, o navio Santo André e empresas transformadoras de bacalhau, além de provarem as diversas ementas feitas com derivados de bacalhau e o bacalhau à posta.


O Museu Marítimo de Ílhavo também já foi alvo de reconhecimento pela Universidade Italiana, tendo recebido o título de Sede Didáctica pelo seu contributo na divulgação do bacalhau, da sua história e da gastronomia.
A Universidade de Ciências Gastronómicas, única no mundo no seu género, foi fundada pelo movimento internacional Slow Food em colaboração com duas regiões italianas. É um centro internacional de formação e investigação ao serviço de jovens de todo o mundo que durante os seus estudos, trabalham pela preservação da biodiversidade, por uma agricultura renovada e por uma relação entre a gastronomia e as ciências agrárias, tendo cursos para: gestores de empresas agrícolas, controle de alimentos, críticos gastronómicos, directores comerciais, marketing, editores de comunicação, entre outros.
A sede situa-se no Castelo de Pollenzo, património mundial pela Unesco, e tem um pólo universitário em Parma. Todos os anos os alunos finalistas visitam vários países onde procuram conhecer as gastronomias locais.


Fonte: Confraria Gastronómica do Bacalhau

Sem comentários:

Enviar um comentário