domingo, 27 de junho de 2010

A crise

Anda por aí uma guerra terrível por causa das portagens e pela forma da cobrança. Habituados que estávamos a viajar sem preocupações pelas estradas a pisar, estamos agora confrontados com a eventualidade do pagamento de portagens, que muito pesam nos orçamentos familiares dos portugueses. Procurar percursos alternativos não será fácil, sobretudo em viagens longas.
No caso de viagens no mesmo dia, mesmo em trajetos curtos, não faltarão as dores de cabeça, com o dinheirinho a sair-nos do bolso, moedinha a moedinha, que se transformará num corte alto no ordenado mensal.
Sabemos que as autarquias e as pessoas, e bem, não se cansam de protestar contra a iminência da aplicação de leis feitas à pressa, sem ainda se saber como é que serão aplicadas e onde.
Depois, quando toda a gente sabe que estaremos a caminho duma grave crise económica, cujos resultados, imprevisíveis, poderão vir a tornar-se num drama nacional, que coragem teremos para protestar com mais veemência?
Li este fim de semana que apenas estamos a falar de crise, mas que ela, verdadeiramente, ainda está para vir, situação que ninguém interiorizou. Fala-se no descalabro da nossa economia, no desemprego a chegar a níveis brutais, na impossibilidade de o Estado apoiar seja quem for, no regresso à agricultura de subsistência. O problema é grave. Neste caso, que fazer? Confesso que não sei.
Li ainda que a UE, com todos os tecnocratas que campeiam nos gabinetes de Bruxelas, nem sequer teve capacidade para prever o descalabro e muito menos para minimizar a crise. Será que já aprendeu a lição? Esperemos que ao menos esteja no caminho certo para a encontrar.

FM

Com Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário