domingo, 27 de junho de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 190

PELO QUINTAL ALÉM – 27


A BATATA


A
Dr. Francisco Ferreira Neves e
Manuel Ribau Teixeira

Caríssima/o:

a. Nunca me foi tão fácil pôr dois figurantes ali em cima: o primeiro logo mandava os alunos cavar batatas para a Gafanha e o segundo é o verdadeiro amante da batata!
Mas o difícil é falar do que, para nós, os aqui nados, ultrapassa a evidência...
Se houvéssemos de procurar elementos para um outro brasão esta preciosidade não podia faltar... claro, bacalhau, também... e barcos....

e. Há imagens que não conseguimos apagar e que, sem querermos, se associam ao primeiro clique. Já viste apanhar berbigões (está bem: cricos!) para uma mariscada?
Aí tens a apanha da batata, mas com uma diferença: esta era feita, também com os dedos das mãos, mas com o traseiro a arrastar pela terra.
E era uma fartura, benza-a Deus!

i. As batatas novas viam as velhas e a alimentação era à sua base: toda a «gente» comia o tubérculo, desde as pessoas até ...ao porco. Cozidas. Fritas eram um manjar. Puré, viste-lo!
A nível mundial, actualmente a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, após o arroz, o trigo e o milho.


o. Dores de cabeça?
Rodelas de batata crua, aplicadas na testa... e a dor passava.
Buscando um pouco, para além da riqueza em vitaminas A, C e complexo B, potássio, ..., lemos : “A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado uma vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo.”

E cuidados?

As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois podem produzir intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo desinterias.
Além disso, vale lembrar que a batata não é um alimento calórico. O que a torna assim é o modo como a preparamos. Por isso, é bom evitarmos comê-la frita, com queijos ou outros alimentos pesados e gordurosos.
Por seu lado, os diabéticos e as pessoas com concentração elevada de triglicerídeos ... moderação.

u. Curiosidades:

1. A História: A batata é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 7.000 anos. Foi introduzida na Europa no século XVI sendo responsável pela primeira revolução verde no velho continente: os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo à miséria, entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, às geadas e ficavam armazenadas no solo.
Alguns governantes impuseram medidas para a difusão da batata na Europa: Frederico Guilherme , da Prússia, ordenou a amputação do nariz de todos os camponeses que não plantassem batatas; Luís XVI, da França, ordenou a instalação de canteiros em locais públicos com a presença da guarda armada somente durante o dia - o que vale ser guardado vale ser roubado. Por sua vez, Maria Antonieta também dera uma ajuda ao enfeitar-se com a flor da batateira.
A difusão da batata em outros continentes ocorreu através da colonização realizada pelos países europeus. Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético / ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.
Nos nossos dias a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano. Países como a China e a Índia, juntas, produzem quase um terço do total mundial.
O número de variedades de batata é bastante considerável, conhecendo-se actualmente mais de 3000.

2. Sabias que

* existe o Museu da Batata Frita na Bélgica?
* o ano de 2008 foi considerado o Ano Internacional da Batata?
* se pode fabricar o “pão de batata “?

Neste início de Verão, passo a batata quente ao leitor antes que me convide a que vá plantar batatas para outro lado.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário