domingo, 11 de julho de 2010

Festival de Folclore na Gafanha da Nazaré

Representantes do grupo italiano com o presidente Ribau Esteves


Decorreu ontem à noite, na Alameda Prior Sardo, Gafanha da Nazaré, mais um Festival de Folclore: XXVIII Nacional e XII Internacional. Foi mais uma festa popular, envolvida por música, cantares e trajes de cinco regiões do nosso país e uma região da Itália, a Sicília.
Na hora do acolhimento aos grupos participantes, o presidente da CMI, Ribau Esteves, frisou a importância de este festival começar na Casa Gafanhoa, «símbolo vivo da nossa cultura», onde se apresenta o viver da terra e do mar. O primeiro, cuja liderança «estava entregue à mulher, que cuidava da vida agrícola e agropecuária», para além da atenção à família; e o segundo participado pelo homem, «no mar e na pesca do bacalhau».
Ribau Esteves recordou que o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré preserva os valores da nossa tradição  e vida económica, em perfeita sintonia com o cultivo do convívio, da alegria, da partilha e da paz, tal como os demais grupos folclóricos fazem.
Ainda manifestou o seu reconhecimento pelo trabalho de estímulo feito «nesta Europa que não consegue apanhar rumo certo», sublinhando a necessidade de a UE cuidar da sua cultura e da sua gente, para assim construir o seu futuro.
Importa, portanto, acrescentou,  lutar por  «um Portugal e uma Europa que sejam justos  para aqueles que vivem hoje, deixando uma boa herança àqueles que hão-de vir, que são os nossos filhos, herdeiros daquilo que de bom lhes deixarmos».

Grupos participantes


Grupo Folclórico da Casa do Povo de Calendário - Famalicão
Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda - Ovar
Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores - Mortágua
Rancho das Lavradeiras da Trofa - Trofa
Grupo Folclórico I Casteldaccesi e la Corte del Duca - Sicília (Itália)
Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

Sem comentários:

Enviar um comentário