quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AVEIRO tem tanto para visitar...


A Sé de Aveiro merece bem uma visita. Em si há arte de várias épocas e expressões. Logo à entrada, há o célebre cruzeiro, cuja réplica está no largo fronteiro. Há informação disponível. Curiosamente, diversas vezes tenho visto por ali mais estrangeiros que portugueses. Por que razão será?


Gosto desta estátua de Santa Joana Princesa do artista aveirense  Hélder Bandarra. A princesa Joana exibe determinação e dinamismo, bem patentes em todo o conjunto. Aprecie sem pressas a expressão, os nossos ventos, o braço em movimento, o olhar para o alto...
Caíram ou arrancaram duas letras. A padroeira de Aveiro merecia que as letras em falta fossem repostas. Não será assim tão caro e ficaria mais bonito. Como está, denota um certo desleixo.


Junto à Sé também existe o Museu de Santa Joana Princesa, que tem andado em obras de ampliação e manutenção. O seu acervo é riquíssimo, mas há muita gente que passa como gato por cima de brasas. É pena. Além disso, há exposições e outros eventos que são uma mais-valia para enriquecimento cultural do povo de Aveiro e não só. Dê lá um saltinho nesta época de férias. Verá que vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário