sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Baptismo de Ria e Mar para algumas crianças


Pequenos gestos, com pequenas despesas,
podem ter um valor incalculável



Ontem, Dia Mundial do Mar, algumas crianças puderam viajar de barco pela ria, podendo ver, não muito perto, o oceano. A iniciativa pertenceu à APA (administração do Porto de Aveiro) e contou com a prestimosa colaboração da UIPSS, da EcoRia e da CMI. As crianças vieram do interior do Distrito, nomeadamente dos concelhos de Santa Maria da Feira e Anadia, privilegiando quem nunca andou de barco ou nem sequer viu a ria e o mar. Foram, certamente, momentos de muita alegria para todas as que participaram.
Depois da viagem pela ria, com os coletes salva-vidas enfiados à cautela, as crianças visitaram o Porto de Aveiro e o Navio-museu Santo André, tendo ficado com algumas histórias para contar.
Importa agora sublinhar a importância da iniciativa, que proporcionou vivências raras em crianças que, por viverem longe ou oriundas de famílias de mais baixos recursos, ainda não tinham sentido o gosto de apreciar paisagens diferentes das que as enquadram no dia-a-dia.
Fez bem a APA em promover esta iniciativa. Porém, lembro que outras entidades também poderiam contribuir para a valorização das nossas crianças e até de adultos que, certamente, não têm hipóteses de fazer experiências fora do comum. Pequenos gestos, com pequenas despesas, podem ter um valor incalculável.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário