quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um livro do Padre Tomás Marques Afonso


“O Meu Navegar no Mar da Vida”


“O Meu Navegar no Mar da Vida” é um livro da autoria do Padre Tomás Marques Afonso, publicado no âmbito das celebrações das Bodas de Ouro da sua ordenação sacerdotal. Escrito em verso, o Padre Tomás conta-nos a sua vida, passo a passo, ao jeito cadenciado de quem aprendeu a marchar, segundo as regras que ele tão bem absorveu como Capelão Militar.
«Nunca na vida passou pela minha mente escrever um livro, mas o encontro com os amigos que me incitaram a publicar algo sobre os trinta anos dedicados ao apostolado castrense, como Capelão Militar, levou-me a decidir, e aqui estou para satisfazer a sua vontade, aproveitando a coincidência de estarmos a iniciar o Ano Sacerdotal, publicando, de uma maneira salteada, acções, qualidades, partidas, peripécias, divertimentos, reparos, vivências, humorismo, alpinismo, desporto, etc.,etc., não em prosa, mas em verso de decassílabos, desde menino de escola primária até aos meus 75 anos e ao meu Jubileu Sacerdotal.» Dito isto no Prólogo, o Padre Tomás deixa claro que foi motivado por amigos. Ainda bem que há amigos assim, capazes de manter viva a amizade e o desejo de a ver plasmada em forma de livro.


O autor correspondeu com este trabalho aos seus muitos amigos, espalhados entre as Forças Armadas e as paróquias, muitos deles aqui retratados, directa ou indirectamente, com as normais liberdades poéticas. «É provável que haja algumas palavras mais atrevidas, mas o verso tem destas coisas, requer “rima”, e então o poeta é levado a arriscar, mas sem qualquer ofensa para os intervenientes, pois não é intenção minha ofender quem quer que seja e, se houver, desde já lhes peço desculpa e perdão» – esclareceu o autor.
A sua vida está bem patente no livro – “O Meu Navegar no Mar da Vida” – , desde o nascimento até à Parte final…, onde fixa o seu grande desejo.

Para este mundo nasci a chorar,
porque vim para o campo da tormenta
para o outro quero ir a cantar,
p’ra receber de Deus a recompensa.

A obra inclui ainda Louvores e Condecorações, Medalhas Desportistas e Graduações Militares, que culminaram no posto de Coronel Titular Capelão.
Profusamente ilustrada, com legendas a condizer, o leitor consegue facilmente acompanhar as vivências ricas e cheias do Padre Tomás, nos quartéis e fora deles. Sempre, porém, numa perspectiva pastoral, alicerçada numa fé conseguida e alimentada ao longo da vida.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário