quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O comportamento de Manuel Alegre

Tenho lido e ouvido que Manuel Alegre, candidato à Presidência da República, passa a vida, por tudo e por nada, a acusar o actual Presidente, Cavaco Silva, como se não tivesse mais nada que fazer. Agora diz que o Presidente Cavaco anda a recrutar crianças com bandeirinhas.  Mal vai um candidato, sobretudo com o nível intelectual e político da Manuel Alegre, quando, em vez de nos dizer quais são as linhas-mestras da sua candidatura, se inclina mais para atacar, sem qualquer sentido, os seus adversários. Neste caso, Cavaco Silva, que ainda não formalizou a sua candidatura. Seria bom que Manuel Alegre, um histórico da nossa democracia, se lembrasse do que aconteceu a Mário Soares. Tanto atacou, por vezes grosseiramente, Cavaco Silva, que se virou o feitiço contra o feiticeiro. E acabou por sair derrotado sem apelo nem agravo. Para mim, uma política com sentido de Estado vale mais pela afirmação honrada das convicções dos candidatos do que pelos ataques pessoais que alguns dirigem aos seus adversários.

FM

NOTA-1: «O director da campanha de Manuel Alegre, Duarte Cordeiro, desvalorizou hoje as acusações do candidato apoiado pelo PS e BE. Segundo Cordeiro, as declarações do escritor, proferidas após a inauguração da sede de campanha em Lisboa, foram “em sentido metafórico”: “O que o candidato queria dizer era que há iniciativas cénicas num momento difícil, obviamente, numa perspectiva de montar cenários”, explicou. (PÚBLICO de hoje)

NOTA-2: O candidato, lá por ser poeta, não pode enveredar por frases metafóricas, em assunto tão sério. A liberdade poética, na política, tem de se usar com parcimónia. FM

Sem comentários:

Enviar um comentário