domingo, 21 de novembro de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 211

PELO QUINTAL ALÉM – 48



A TANGERINEIRA

A
Manuel de Mira e
mulher Maria Merendeira



Caríssima/o:

a. Há dias, ao passar pela tangerineira, ela deu-me um ... cheiro da sua graça. Olhei e vi as tangerinas a pintarem-se.
Não é um ano excepcional mas, ainda assim, a pequenada vai deliciar-se e terá cascas suficientes para brincarem com a chama da vela, fazendo o seu “fogo de artifício”!

e. Também nós quando, de calça arregaçada e pés descalços, nos espantávamos boquiabertos a olhar para o lume ao apertarmos a casca de alguma tangerina arrolada e azeda como rabos de gato. A fruta não abundava e tangerineira era árvore que não se via...

i. A tangerineira, do grupo dos citrinos, é a que melhor suporta o frio, embora, por outro lado, os frutos sejam os mais sensíveis às baixas temperaturas, devido à pequena espessura da epiderme.
Em geral, a tangerina é consumida ao natural, quando se apreciam melhor o sabor e o aroma levemente perfumado.
Pode-se aproveitar também a casca para a produção de doces e geleias, pois é rica em vitaminas.
É possível que, como dizem, os frutos sejam ainda utilizados na industrialização, de onde são obtidos diferentes produtos processados, como sucos, óleos essenciais, pectina e rações.

o. A fruta é útil contra a asteriosclerose. O seu conteúdo em fósforo e cálcio favorece o desenvolvimento do esqueleto, e a presença do magnésio tonifica as articulações e os músculos. É ainda rica em sódio, potássio, ferro e vitaminas A, B1 e C.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético e digestivo. O bagaço ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Combate a diabetes, tem acção preventiva para o cancro do cólon e recto, colesterol, prisão de ventre e evita riscos de doenças cardíacas.
Como pode haver alguém interessado, transcrevo mais esta dica para uma possível experimentação: ”Indispensável para a saúde dos olhos, da pele e da resistência às infecções, a fruta é indicada para pessoas de qualquer idade. Quando misturada ao gengibre é capaz de curar dores de garganta e problemas na voz. Já, se combinada à amora torna-se eficaz contra os sintomas de depressão e a obesidade”.

u. Curiosidades:



1. A sua origem é a mesma dos demais cítricos: bem diferentes das cultivadas hoje em dia, supõe-se que as primeiras espécies silvestres de tangerinas provadas pelo homem foram encontradas na China, tendo-se espalhado pelo Japão, Coreia, Europa e Américas.

2. O suco de tangerina, além de ser uma bebida super refrescante para ser consumida durante o verão, é rica em colagénio, por isso ajuda a deixar a pele mais jovem e o corpo mais durinho. Um delicioso aliado!

3. E para facilitar, não custa nada:

“Suco de Tangerina

Ingredientes:

1 unidade(s) de tangerina
quanto baste de água gelada(s)
quanto baste de açúcar

Modo de preparação:

Retire os caroços da tangerina e em seguida bata no liquidificador junto com a água e com o açúcar. Coe e sirva em seguida”.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário