quinta-feira, 21 de abril de 2011

É URGENTE ACEITAR O APELO DE JESUS



CELEBRAR A PÁSCOA 
EM TUA  CASA

 Georgino Rocha

“Quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos em tua casa.” É esta a mensagem que os discípulos levam a um habitante de Jerusalém, conhecido e amigo de Jesus. É mensagem clara, directa, apelativa. O Mestre tem a certeza de que o dono da casa lhe diz que sim, lhe responde afirmativamente. E os discípulos podem fazer os preparativos.
Mateus conserva o anonimato deste morador da cidade – algumas traduções designam-no por fulano, forma genérica de indicar qualquer pessoa. Parece-me ser intencional, pois o desejo de Jesus é o de celebrar a sua Páscoa, ao longo da história, com aqueles que são seus discípulos ou estão no círculo das suas relações.
Ontem como hoje. A informação/convite é dirigida agora a cada um de nós, seus discípulos. O pedido/convite chega-nos por alguém que assume a missão que Jesus lhe confia. O nome, agora, é o nosso; e a casa, também. O desejo do Mestre é fazer a celebração pascal. Não sozinho ou às escondidas, mas com os discípulos em casa de pessoa amiga.
Aqui deviam ser iniciados os preparativos. Por isso, lanço o desafio aos cristãos de aceitarem a mensagem/apelo do Senhor Jesus. Enchei-vos de alegria por serdes seus convidados. Não tenhais medo de abrir a vossa casa, de reunir a vossa família, de afirmar a vossa fé pascal, de cultivar esta amizade de eleição que Jesus Cristo vos tem.
Procurai viver como igreja doméstica orante, em sintonia com a Igreja diocesana, e ser local de esperança para os vossos familiares, vizinhos e amigos.
Os preparativos são vários, mas merece referência especial a reconciliação/confissão, a leitura da Palavra de Deus – em doses apropriadas e textos adequados -, a oração familiar em momentos que julgueis favoráveis, a participação nas celebrações da paróquia a que estais ligados. Que o Espírito de Jesus vos anime e inspire para encontrardes os meios mais acessíveis à vossa situação concreta.
A melhor prenda da Páscoa será este presente: Ajudar o Mestre a celebrar com os discípulos – esposas, filhos, netos, pais, avós, se estiverem convosco - as festas do Senhor ressuscitado. Aleluia!


Sem comentários:

Enviar um comentário