sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fotografias de alunos da US

Alunos com o professor

Diretora com alunos e visitantes

Um aspeto da mostra


Foi inaugurada, ontem à noite, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, mais uma exposição de fotografia dos alunos da Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo (FPS), da área de "Fotografia e Comunicação", lecionada pelo professor Carlos Duarte.
Hugo Coelho, presidente da Fundação e Reitor da US, afirmou, na abertura da mostra, que as fotografias expostas «representam mais do que o clique da máquina», pois está bem patente em todas «a sensibilidade de cada aluno». Os trabalhos exibem a capacidade «de partilha e de conhecimentos do professor», mas também significam a ação da FPS, que «dinamiza projetos» em prol da comunidade.
Hugo Coelho sublinhou o esforço diário dos dirigentes e funcionários da Fundação, bem como o «voluntariado que desenvolvem». Porém, reconheceu que «nem sempre é fácil conciliar o acompanhamento a todas as valências» da instituição.
Entretanto, salientou o apoio recebido da Câmara de Ílhavo, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e da Paróquia, «que está sempre a nosso lado».
Carlos Duarte  aproveitou a circunstância para frisar a importância do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, que considerou «uma das melhores coisas que existem na região». Trata-se de um espaço amplo e acolhedor, «como pode ser visto durante a visita à exposição».
Paulo Costa, vereador da CMI, louvou o trabalho da FPS e da US, referindo que a autarquia ilhavense criou o Centro Cultural para «proporcionar mais cultura», nomeadamente, teatro, música, dança e exposições, entre outras, e lembrou a recente Feira da Saúde, que movimentou «meio milhar de pessoas». Alertou, ainda, os presentes, para os eventos que sucessivamente continuam a ter lugar no Centro Cultural, «espaço multifacetado que é nosso e para toda a gente».
Referindo-se à US, adiantou que «são estes exemplos que nos dão ânimo e força» para continuar. E finalizou, incitando os alunos «a mostrarem os seus trabalhos a outras pessoas».
Na mostra podem ser apreciadas 32 fotos de 16 alunos, exemplificativas de outras tantas sensibilidades, até 11 de Junho, das 15 às 20 horas, de terça a sábado.
Na abertura da exposição, foi apresentado um livro de fotografia do professor Carlos Duarte, de que falarei noutra mensagem deste meu blogue.

FM


Sem comentários:

Enviar um comentário