quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que se dá ao futebol retira-se a tudo o mais



O Futebol Clube do Porto ganhou. Tudo bem. Parabéns ao vencedor, mas também ao vencido, o Sporting de Braga, que se portou muito bem. Foi uma vitória do futebol português, com duas equipas de Portugal na final. Dirigentes, treinadores e jogadores merecem, todos, os nossos aplausos. Contudo, não concordo com exageros bem difundidos pelos órgãos da comunicação social. O meio-termo devia pautar o comportamento de todos, o que não aconteceu.
Hoje, ao abrir a tv, deparei-me com todas elas a exibirem as mesmas imagens, como se o mundo rodasse, exclusivamente, à volta do futebol. Dir-me-ão que nem pareço deste tempo. Sou deste tempo, mas não alinho em excessos. Dá-me a impressão de que a mola-real da vida das pessoas não vê outra coisa.
Hoje mesmo li num blogue uma mensagem (Ora abóbora) que retrata bem a inversão de valores na nossa sociedade. O espaço que se dá ao desporto, em especial ao futebol, retira-se a tudo o mais. É pena.

FM

2 comentários:

  1. Só se considera que existe excesso de protagonismo do desporto nos media, quando é o FC Porto a ganhar. Porque será?
    As vitórias deste clube ainda deixam muita gente engasgada?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo

    Publiquei este comentário, que me chegou sem qualquer identificação, apenas para, aproveitando este oportunidade, sublinhar que há muito protesto contra a predominância do futebol na nossa comunicação social em geral. Num país tão pequeno como o nosso, sob o ponto de vista territorial e demográfico, publicam-se três jornais diários dedicados ao futebol, em especial. Que se saiba, não faltam leitores, enquanto outros ocs estão a perder terreno. Isto deve dizer alguma coisa!

    FM

    ResponderEliminar