sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa do Corpo de Deus na Gafanha da Encarnação



Para que todos sejamos um com Jesus Cristo

Em cerimónia a que presidiu o arcipreste de Ílhavo,  Padre Ângelo Manuel Pereira da Silva, também pároco da Sagrada Família da Barra e de Nossa Senhora da Saúde da Costa Nova, celebrou-se ontem, 23, a Festa do Corpo de Deus, com eucaristia e procissão, na Gafanha da Encarnação. Participaram, para além dos párocos e outros sacerdotes com responsabilidades no Arciprestado de Ílhavo, bem como três diáconos permanentes, mais de dois mil e quinhentos fiéis, que encheram por completo o pavilhão desportivo daquela vila. Um número incontável de pessoas ladeou as ruas, com tapete verde e flores, durante a passagem da procissão, em que se incorporaram autoridades civis, irmandades, escuteiros, outras associações, crianças da primeira comunhão com seus catequistas e muito povo. Esta festa, com grandes tradições entre nós, teve lugar, pela primeira vez, fora da sede do concelho, por decisão pertinente dos membros do Conselho Arciprestal. Orientou as cerimónias o Padre Francisco Melo, pároco das Gafanhas da Encarnação e Nazaré.
A este propósito, o Padre Ângelo Pereira da Silva adiantou-nos que a intenção de a procissão do Corpo de Deus se realizar na sede do concelho, desde há muito, esteve ligada à vontade de se dar «maior visibilidade» a esta devoção. E a ideia de a organizar, este ano, na Gafanha da Encarnação, ficou a dever-se «à necessidade de aproximar uma celebração deste tipo de cada comunidade concreta», fundamentalmente, para motivar mais católicos, «que porventura tenham participado menos». De futuro, a Festa do Corpo de Deus terá lugar, rotativamente, em cada paróquia do arciprestado.
O arcipreste de Ílhavo acrescentou que, neste caso, «houve muita mobilização de pessoas», que se uniram «precisamente por causa deste acontecimento». E é justo enaltecer a cooperação da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, que se «movimentaram para ceder e preparar o pavilhão desportivo, mas ainda «para limpar as ruas com mais cuidado», sem esquecer os moradores que as enfeitaram, com verdes e flores.
A propósito da Festa do Corpo de Deus, o Padre Ângelo afirmou que em Portugal há dois cultos muito profundos: o culto Mariano e o culto à Eucaristia. Estas devoções tiveram origem nos milagres eucarísticos. «Não sei o que é que está antes: se é a devoção que leva a esses sinais; se são esses sinais que espevitam a devoção; talvez uma coisa e outra andem a par», disse o arcipreste de Ílhavo.
Durante a homilia da missa, que antecedeu, naturalmente, a procissão, o presidente da assembleia referiu-se à fome de Deus, que não se sacia com qualquer pão material, porque só o pão vindo do céu, que é o próprio Jesus Cristo, é que nos sacia de verdade.  Frisou, por outro lado, que Jesus teve a intenção de  instituir a eucaristia para criar a unidade, «para que todos sejamos um com Ele». Aliás — concluiu — «esta celebração é um bom exemplo dessa realidade, do ponto de vista celebrativo; agora é preciso que sejamos expressão disso mesmo na vida».

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário