domingo, 10 de julho de 2011

Tecendo a vida umas coisitas - 245


DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM – 28




VOLTA À FRANÇA
Caríssima/o:

Antes de irmos para a Volta à França, apreciemos algumas datas interessantes no mundo do ciclismo:

1868 - 1ª Prova masculina com bíciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint' Cloud Paris.
          1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de Novembro.

1884 - Na Itália, o plano desportivo vai-se desenvolvendo. O Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de Fevereiro, num circuito de 33 quilómetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.

1885 - Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones, realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos.

1886 - Graças a alguns ingleses, foram organizados os primeiros campeonatos mundiais, com boa consistência e organização mais séria, na cidade de Leicester.

1892  - Na Europa foi constituída a Internacional Cyclist Association que teve a sua sede em Londres, agrupando as Federações Nacionais dos Estados Unidos, Bélgica, França, Canadá, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Um dos primeiros actos da ICA, foi a criação dos primeiros campeonatos do Mundo, substituindo as provas até então promovidas por entidades particulares.

1895 - No dia 9 de Outubro toda a cidade de Milão aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que regressa do "Tour do Círculo Polar Ártico".


Só em 1903, se realiza a  1.ª Volta à França, que não começou da melhor forma: os patrocinadores assumiam riscos financeiros elevados, o número de ciclistas inscritos (60) era inferior ao esperado e os atletas tinham registado algumas dificuldades no teste endurance.
O seu fundador  foi Henri Desgrange, jornalista do diário desportivo "L'Auto".
Esta primeira corrida tinha 2 397 quilómetros e apenas seis etapas, que se desenrolaram entre o dia 1 e 19 de Julho.
Maurice Garin foi mais forte fisicamente e venceu a Volta com uma diferença para o segundo classificado de 2 horas e 49 minutos.

O ciclismo não é desporto muito desenvolvido em Portugal, o que talvez explique o pequeno número de participações lusas no «Tour», em geral com resultados modestos, excluindo-se Joaquim Agostinho (com dois terceiros lugares e mais seis vezes nos primeiros dez; por isso, lá em cima,  a foto da estátua que o homenageia), José Azevedo e Acácio da Silva.
Mas talvez alguém se recorde de Paulo Ferreira (que ganhou uma etapa do tour ao serviço do Sporting Clube de Portugal), de Sérgio Paulinho (que em 2010 conseguiu ganhar a 10ª etapa do tour) e também de Alves Barbosa (que conseguiu o 10º lugar na classificação geral no ano de 1956), ou ainda Orlando Rodrigues ...
Se tiverem fôlego acrescentai mais alguns dos nossos famosos corredores... Eu encosto à berma...

Manuel  

Sem comentários:

Enviar um comentário