segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ao Sabor da Maré - 3

1. Cumpriu-se ontem, mais uma vez, a tradição da festa em honra da Senhora dos Navegantes, com a procissão pela Ria de Aveiro, que, esta, não é assim tão antiga como muita gente pensa. Começou, realmente, depois do 25 de Abril e, após uma pausa, foi retomada logo a seguir à EXPO'98, com experiências ouvidas pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, durante uma festa que lá teve lugar. De qualquer forma, a ideia surgiu, criou raízes e tem-se mantido, graças no Etnográfico e ao apoio incondicional da paróquia de Nossa Senhora da Nazaré.
Movimenta muita gente, muita coragem, mas também, certamente, muita devoção à Mãe de Deus, por quem, neste caso, vive as agruras do Mar, na busca de sustento para si e para a sua família. Esta festa, como todas as festas, aliás, tem muito de positivo. Aproxima as pessoas, gera fraternidade, provoca encontros quantas vezes inesperados, une as famílias, alimenta convívios nem sempre fáceis, promove a alegria e desperta vínculos de fé porventura adormecidos.
Daí o meu apoio e o meu interesse pelas festas populares. Contudo, não aprovo gastos exorbitantes, foguetes em demasia, artistas musicais sem nível ou mesmo rascas, muito embora, neste caso, haja outros gostos.
2. Com a demagogia de alguns políticos que até se dão ao luxo de brincar com coisas sérias é de aceitar, à partida, um certo desânimo por parte de muito boa gente. Portugal está a enfrentar uma grande crise, agravada com dívidas escondidas pelo "rei" da Madeira. Todos os portugueses de boa-fé sabem que o problema não se resolve com silêncios cúmplices nem com explicações esfarrapadas. O jornal i, de hoje, diz,  com razão: "Se [Passos Coelho] não puser na ordem Jardim, vai perder toda a autoridade política. Não pode estar a pedir austeridade a quem trabalha, cortar 3000 milhões de euros no Estado social e permitir ao seu companheiro de partido esconder o buraco das contas sem fazer nada." E acrescenta: "Há mais de 30 anos que [Alberto João Jardim] ergueu um Estado clientelar na Madeira. Jornais, clubes, empresas dependem de Jardim. Está sempre a arengar contra o "continente". É altura de ser colocado na ordem. Os governantes têm de cumprir a lei."

2 comentários:

  1. Amigo Fernando:

    Maria mãe de Deus? Parece-me ter havido um lapso de memória...
    Maria mãe de Jesus parece-me mais
    correcto.
    Será que Deus o Criador de todas as
    coisas visiveis e invisíveis teve
    mãe?

    Ângelo Ribau Teixeira

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    De facto ficaria melhor, mas como Jesus é Deus, também estará certo.

    Aliás, quando rezo a Ave Maria, ... digo: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós...

    Um abraço

    ResponderEliminar