domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Industrialização de África - 20 de novembro



As metas de redução da pobreza 
ainda não foram atingidas
Maria Donzília Almeida

O tema do Dia da Industrialização da África —“O desenvolvimento industrial sustentável, meio de luta contra a pobreza” – sublinha o papel que o desenvolvimento sustentável pode e deve ter na realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e na promoção do progresso social e económico na África.



O desenvolvimento industrial sustentável parece ter dificuldade em tornar-se realidade neste continente, que fica atrás de todos os outros em matéria de crescimento industrial e de criação de emprego. Durante os últimos 15 anos, a parte da produção industrial mundial que corresponde a África tem-se mantido no mesmo nível    1%.
No entanto, há agora mais perspectivas de melhoria da situação social e económica. O crescimento económico conheceu uma aceleração, em muitos países de baixo rendimento, graças ao qual um número considerável de pobres poderia libertar-se da pobreza absoluta. É verdade que, em certos países, o crescimento abrandou e as metas em termos de redução da pobreza não foram atingidas, mas muitos outros estão no bom caminho para alcançar o objetivo de reduzir a pobreza para metade, até 2015. 
Apesar destes progressos, há ainda muito a fazer e não só nos países onde se tem registado um crescimento lento ou negativo. Mesmo aqueles que avançaram não poderão manter o presente impulso, se não se empenharem energicamente e com persistência em alargar e diversificar a base em que assenta a economia da África, através do desenvolvimento industrial sustentável, das trocas comerciais e da integração dos mercados regionais. A necessidade é especialmente premente nos setores que fornecem os principais meios de subsistência à maioria dos pobres do continente, por exemplo, a agro-indústria e as pequenas e médias empresas. 
A União Africana tem consciência da importância do desenvolvimento industrial sustentável para o futuro da África. Reconheceu que se trata de uma componente da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, sob a forma de Iniciativa para o Reforço das Capacidades Produtivas da África, lançada pelos ministros da indústria do continente e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. Além disso, consagrará a sua cúpula de 2007 ao tema da industrialização da África. 
Neste Dia da Industrialização da África, mantém-se a determinação de apoiar esses esforços e de criar um futuro mais próspero para todos os Africanos. 

20.11.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário