domingo, 11 de dezembro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA UNICEF - 11 de dezembro






PARA UM MILÉNIO MELHOR
Maria Donzília Almeida
Hoje, dia 11 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional da Unicef, uma organização singular entre os organismos internacionais, e singular também entre as organizações que se dedicam às crianças e aos jovens. A UNICEF é um organismo das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. Mobiliza recursos para conseguir resultados para as crianças em cinco áreas de intervenção prioritária.


SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais. Quando recebem cuidados e são bem alimentadas neste período, as crianças têm melhores condições para sobreviver, crescer com saúde e desenvolver-se física, intelectual e afetivamente. Esta área, à qual a UNICEF dedica mais de metade dos seus recursos, inclui a vacinação, os cuidados de saúde materno-infantil, a nutrição, o acesso a água potável e saneamento básico.
EDUCAÇÃO BÁSICA E IGUALDADE DE GÉNERO
O acesso a uma educação básica de qualidade para todos, independentemente do género, etnia, condições sociais e económicas é uma prioridade do trabalho da UNICEF. Proporciona conhecimentos e aptidões necessários para o desenvolvimento individual e das sociedades e abre caminho para uma vida produtiva no futuro. O VIH/sida e o seu impacto nas crianças ocupam um lugar central no trabalho da UNICEF. Procuram fazer a diferença na vida das crianças afetadas pela epidemia, centrando esforços em quatro prioridades: prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho; disponibilização de tratamento pediátrico; prevenção da infecção entre os jovens e o apoio e protecção das crianças órfãs e vulneráveis devido à SIDA.
PROTEÇÃO INFANTIL
A protecção das crianças contra a violência, abusos e exploração é uma componente essencial da defesa dos seus direitos. É indispensável prevenir e responder a situações de violência, incluindo a exploração sexual, o tráfico, o trabalho infantil ou práticas discriminatórias e nefastas como a mutilação genital feminina e o casamento precoce mediante a criação de um ambiente protector onde a criança se sinta respeitada e segura.
PROMOÇÃO DE POLÍTICAS E ALIANÇAS
Advogar a adopção de medidas que tenham em conta os direitos da criança é parte importante do trabalho que fazemos a fim de garantir que o interesse da criança ocupe um lugar central nas políticas públicas nacionais, internacionais, legislativas e orçamentais. A UNICEF está convicta de que os resultados obtidos nestas cinco áreas contribuirão, largamente, para o respeito pelos direitos da criança na sua totalidade. E que os progressos conseguidos em qualquer deste domínios permitirão avanços em todos os outros, contribuindo para a concretização das promessas feitas pelos dirigentes mundiais na Sessão Especial das ONU dedicada às Crianças e na Cimeira do Milénio, e que estão expressas nos documentos finais destes encontros: Um Mundo Adequado para as Crianças e Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
11.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário