sábado, 17 de dezembro de 2011

Gafanha da Encarnação: Festa de Natal - 2011






AMBIENTE NATALÍCIO PARA OS ALUNOS
Maria Donzília Almeida
Ontem, dia 16 de dezembro, foi o encerramento das atividades letivas, deste 1º período escolar, na Escola Básica, 2º/3º Ciclos da Gafanha da Encarnação. Como tem vindo a ser habitual e dado que se segue a interrupção do Natal, a escola organiza, prepara e mobiliza esforços, de modo a proporcionar um ambiente festivo, natalício, a todos os nossos alunos. É para eles que trabalhamos e, neste dia, toda a comunidade escolar se esfalfa para que nada falte e todos vivam momentos de verdadeira alegria.
Desde o princípio da semana, que coincidiu com o meu aniversário, que a escola se foi “engalanando” com o Snow Parade que teve o seu palpo visível no átrio da entrada, adjacente à secretaria e ao PBX. Uns bonecos de neve, muito engraçados e coloridos, quase gigantes, foram aparecendo, um a um, no referido espaço, que no final da semana, 6ª feira, estava repleto: cada um representava uma figura típica, uma profissão, ou simplesmente era o resultado da imaginação dos “artistas”. A orientação dos trabalhos esteve a cargo dos vários professores das Artes, que fizeram um trabalho admirável. O objetivo desta área curricular, para além de desenvolver a criatividade dos alunos, tem o grande mérito de criar nos nossos jovens e crianças, o amor e respeito pelo ambiente. Foram utilizados materiais de desperdício, que seguindo o seu habitual destino, iriam para o lixo. Perante aquele Snow Parade, houve olhares de muita admiração, apreço e reconhecimento aos obreiros daquele material. Utilizando a gíria dos miúdos, era caso para se dizer: aquilo estava um espetáculo! Deu para encher o olho, ou “lavar a vista “ como alguns dizem!
Durante a manhã, houve cinema para todos, nas salas de aula, com o material eletrónico de que a escola dispõe. No palco existente na sala dos alunos, um grupo de colegas, aprendizes da arte cénica, representava peças de teatro, para apreciação e deleite de todos. A nossa escola tem de facto todas as condições para que qualquer aluno, cá, se sinta bem. A sala dos alunos.........é um verdadeiro espanto, com um palco acoplado!
Logo a seguir à parte lúdica, que preencheu a manhã, houve o almoço, nas já tradicionais mesas de Natal. Cada turma confraternizou, com o seu diretor de turma, à volta da mesa que eles próprios guarneceram com as iguarias trazidas de casa. Uma palavra de louvor, às mães que colaboraram com a confeção de sobremesas caseiras.
Apesar de não terem aulas, neste dia, as aprendizagens continuam e talvez, mais intensamente: na vivência do espírito de partilha, na solidariedade e no respeito pela diferença. São valores estruturantes da personalidade!
No fim, depois de terem provado de tudo o que trouxeram todos, prestaram colaboração, no acondicionamento, na arrumação e limpeza do espaço. Uma verdadeira lição de civismo!
16.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário